Pernambuco investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol; duas pessoas morreram


A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol ocorridos no interior de Pernambuco. Dois homens morreram após a ingestão de bebidas alcoólicas supostamente adulteradas. O terceiro teve sequelas nos olhos, com perda de visão. Amostras colhidas das vítimas são examinadas pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Segundo a agência, os primeiros casos aconteceram no início de setembro e causaram preocupação aos familiares das vítimas devido às ocorrências registradas no Estado de São Paulo, onde ao menos cinco pessoas morreram e outros 15 casos de contaminação são investigados.

Em Pernambuco, as vítimas estavam internadas no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Um homem de 43 anos deu entrada na unidade de saúde em estado grave, no dia 2 de setembro, e morreu uma semana depois. A segunda vítima, um homem de 32 anos, foi internado no dia 4 e recebeu alta no dia 23, com perda visual, e continua sendo acompanhado.

No terceiro caso, o paciente foi internado no dia 26 de setembro, em estado grave, e morreu nesta terça-feira, 30. Os dois primeiros são naturais de Lajedo, enquanto o último é de João Alfredo, cidades do Agreste pernambucano.

A Apevisa disse que iniciou um plano de fiscalização em distribuidoras e pontos de venda de bebidas alcoólicas. O objetivo é coletar amostras suspeitas para análise laboratorial, interditar preventivamente lotes e articular ações conjuntas com Procon, Ministério Público e forças de segurança.

A agência ainda recomenda que os serviços de saúde notifiquem imediatamente todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Cievs/PE. Também orienta a busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem, além da capacitação das equipes de saúde para o manejo clínico adequado, incluindo uso de antídotos específicos e hemodiálise nos casos graves.

À população, a agência pernambucana reforça a importância de observar sinais que podem indicar adulteração:

– Verificar se a bebida possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), rótulo completo, lacre adequado, além de comprar apenas em locais confiáveis;

– Também é essencial redobrar a atenção com drinques prontos;

– Evitar produtos sem procedência ou com preços muito abaixo do mercado.

A Secretaria de Saúde anunciou que vai reforçar a orientação às vigilâncias municipais para ampliar vistorias e prevenir possíveis fraudes nos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.

A pasta elabora nota técnica de orientação para a população, e para as vigilâncias dos municípios. A fiscalização nas distribuidoras é coordenada pela Apevisa, mas é descentralizada para os municípios.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PMI industrial dos EUA cai a 52 em setembro e confirma prévia, mostra S&P

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos…

39 segundos ago

Pietro Fittipaldi anuncia entrada na Cadillac como piloto reserva para temporada 2026 de F-1

O mundo da Fórmula 1 trouxe uma novidade na manhã desta quarta-feira que diz respeito…

3 minutos ago

7 dicas para manter a dieta vegetariana rica em nutrientes

O vegetarianismo deixou de ser apenas uma tendência e se consolidou como estilo de vida…

7 minutos ago

CPE Goianésia prende traficante com meio quilo de maconha

Na noite desta terça-feira, 30, policiais lotados na Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia…

7 minutos ago

PCGO prende homem foragido da Operação Decipio em Morrinhos – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Morrinhos – 19ª DRP, prendeu…

10 minutos ago

Departamento do Comércio dos EUA não divulga dados de investimentos em construção após shutdown

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos deixou de divulgar, nesta quarta-feira, 1º de outubro,…

13 minutos ago

This website uses cookies.