Pênalti em São Paulo x Palmeiras? Como ex-árbitros analisaram os lances do clássico


A atuação da arbitragem no clássico São Paulo x Palmeiras nesse domingo, 5, pelo Campeonato Brasileiro, foi avaliada negativamente por ex-árbitros. Liderada por Ramon Abatti Abel (Fifa-RS), o quadro deixou de assinalar uma penalidade a favor da equipe tricolor quando a partida ainda estava 2 a 0 a favor dos mandantes e não entendeu que Andreas Pereira deveria receber o cartão vermelho, já no segundo tempo, depois de entrada faltosa em Marcos Antônio.

Consultado pela reportagem do Estadão, Arnaldo Cezar Coelho, ex-comentarista de arbitragem da TV Globo e árbitro da final da Copa do Mundo de 1982, entendeu que houve erro nos dois lances em questão. Também relembrou de uma conversa que teve com o ex-bandeirinha Esteban Marino, ainda no início de sua carreira, aos 22 anos.

“Ele ficou marcado por expulsar o Garrincha na Copa do Mundo de 1962. Uma vez, nos disse que os árbitros deixavam de assinalar um pênalti claro quando a partida estava 2 a 0, para não ‘acabar com a partida’ e impedir uma virada”, disse. No clássico desse domingo, o Palmeiras conseguiu marcar três gols e virar sobre o São Paulo. O resultado assegurou a ponta da tabela à equipe de Abel Ferreira.

Arnaldo também teceu críticas à Comissão de Arbitragem da CBF, presidida por Rodrigo Cintra, e ao Comitê Consultivo de Especialista Internacionais (CCEI), que analisa os lances de cada rodada do Brasileirão. “Entra ano, sai ano, os erros continuam. O problema é de estrutura. Profissionalismo e VAR não mudam nada. Tem problemas em todas as áreas”, pontua. “Quem está à frente da estrutura? Os árbitros respeitam? Ela é falida.”

O CCEI é liderado pelos ex-árbitros Fifa Néstor Pitana, da Argentina, Nicola Rizzoli, da Itália, e Sandro Meira Ricci, do Brasil. Além de Arnaldo, Carlos Eugênio Simon, comentarista dos canais ESPN e ex-árbitro de Copa do Mundo, também entende que houve um erro de interpretação no clássico pelo Campeonato Brasileiro.

“Teve um pênalti não marcado para a equipe do São Paulo. Allan escorrega e acaba acertando o Tapia, derrubando o jogador do São Paulo dentro da grande área. O árbitro não marcou, o VAR não interveio. Errou a arbitragem”, afirmou, em vídeo publicado em seu Instagram.

Comentarista de arbitragem da TV Globo, Paulo Cezar de Oliveira também considerou que o erro no lance entre Allan e Tapia foi claro. “Ele não tem a intenção, mas a regra não fala em intenção, mas em imprudência. Também há um impacto muito grande, porque o Tapia estava correndo em direção à bola. Foi um pênalti muito claro, que foi sonegado em campo, mas o VAR, com base nas imagens, deveria ter recomendado a revisão. O pênalti foi muito claro, um erro muito grande da arbitragem”, disse.

Em artigo, Manoel Serapião Filho, autor do projeto do VAR e ex-árbitro da CBF, entende que as dúvidas quanto à análise da arbitragem seriam sanadas com os áudios da cabine do árbitro de vídeo. “Desejamos ouvir o áudio do VAR, para saber se a interpretação dada ao lance pelo árbitro e pelo VAR seguiu os termos da regra: queda por acidente e, portanto, sem falta, ou se a não recomendação de revisão foi por qualquer outro motivo, hipótese em que a falta seria indiscutível”, analisou.

A tendência é que os áudios, no entanto, não sejam publicados pela CBF. O protocolo do VAR prevê que vá a público apenas os lances em que o árbitro em campo precise ir ao monitor do VAR durante a partida. Ainda nesse domingo, Julio Casares, presidente do São Paulo, conversou por cerca de 20 minutos com Samir Xaud, por telefone, quanto à atuação da arbitragem.

Todos os árbitros envolvidos na partida foram afastados pela entidade. A CBF informou a decisão em comunicado publicado ao final das partidas. Eles serão submetidos a “treinamento, aprimoramento e avaliação interna” após a atuação no duelo no MorumBis.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Estaduais: Cruzeiro apresenta Gerson com derrota; Palmeiras bate Lusa

O torcedor do Cruzeiro presente no Mineirão no último sábado (10) viveu emoções distintas. Primeiro,…

15 minutos ago

Ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios fez de uma dificuldade na família uma indústria de sucesso | ASN Goiás

Durante décadas, ciência e tecnologia foram vistas como territórios masculinos. Hoje, essa narrativa ganha novos…

14 horas ago

Suposta mandante de tentativa de homicídio em Alto Horizonte é presa em Goianésia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Goianésia, vinculada à…

14 horas ago

Força Tática de Goianésia prende homem por tráfico e associação para o tráfico de drogas

Uma ação integrada entre a equipe de Força Tática e o setor de Inteligência do…

15 horas ago

Vitória e Atlético-BA abrem Campeonato Baiano com empate sem gols

O Vitória estreou com empate no Campeonato Baiano. Neste sábado (10), o Leão não saiu…

16 horas ago

Dores lombares tiram João Fonseca de mais um torneio na Austrália

O brasileiro João Fonseca está fora do ATP 250 de Adelaide, na Austrália. Neste sábado…

19 horas ago

This website uses cookies.