Após representação da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), seguida de denúncia do Ministério Público, a 1ª Vara de Organizações Criminosas e Lavagem de Capitais determinou o sequestro de um apartamento, avaliado em aproximadamente meio milhão de reais, adquirido como forma de lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
Na mesma ocasião, a Justiça tornou réus Valter Esteves de Bessa Júnior, traficante de drogas goiano que ocupa posição de destaque em uma facção criminosa, e três parentes próximos, por 12 atos de lavagem de capitais.
As investigações da Denarc/PCGO, no âmbito da Operação Zayra, demonstraram que o traficante se valia de parentes e de documentação falsa para movimentar valores milionários advindos do tráfico de drogas, além de adquirir bens imóvel e móveis. Já haviam sido sequestrados, anteriormente, R$ 1 milhão e uma caminhonete de luxo.
O investigado está foragido da Justiça – entre outros crimes – por duplo homicídio tendo como uma das vítimas uma criança de dois anos de idade, ocorrido em Mato Grosso, por conta de disputas relacionadas ao tráfico de drogas.
Trata-se do vigésimo imóvel sequestrado do tráfico de drogas no ano de 2025 pela Denarc/PCGO, visando a descapitalização e o enfraquecimento de tais grupos criminosos.
A divulgação da imagem do investigado foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme despacho do(a) delegado(a) de polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que possa auxiliar em seu reconhecimento e prisão.
Fonte:Polícia Civil