A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), com apoio da Polícia Civil de Londrina (PR), prendeu nessa segunda-feira (30) um suspeito de apropriação indébita majorada e uso de documento público falso. A prisão ocorreu em Londrina, Paraná, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.
A investigação teve início com o desvio de uma carga de 39 toneladas de soja em grãos, avaliada em mais de R$ 84 mil, ocorrido em novembro de 2023, durante o transporte de Montividiu (GO) para Guarujá (SP). O motorista e outro envolvido são apontados como responsáveis pelo desvio, utilizando-se de fraudes para justificar o crime.
Entre as fraudes, um boletim de ocorrência falso foi apresentado, alegando um roubo da carga, mas a polícia de São Paulo confirmou a falsificação. As investigações revelaram que o detido intermediou a negociação do frete e que o veículo utilizado no crime pertence à transportadora representada por ele. Levantamentos também indicaram seu envolvimento com grupos criminosos especializados em desvio de cargas e antecedentes por tráfico de drogas. O motorista envolvido no caso também possui histórico similar de desvios de carga.