PCGO prende deflagra operação em Mato Grosso e cumpre 10 medidas cautelares relacionadas ao ‘golpe do falso intermediário’


A Polícia Civil de Goiás, por meio da 15ª Delegacia Regional de Goianésia e do Grupo Especial de Investigações Criminais – Cibernéticos (GEIC), deflagrou nos dias 7 e 8 de agosto duas operações relacionadas a esquemas de estelionato eletrônico na modalidade conhecida como “golpe do falso intermediário”.

As ações — Operação Terceiro Oculto e Operação Falso Intermediário — contaram com o apoio da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada em Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, e resultaram no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de valores nas contas dos investigados.

Operação Terceiro Oculto (MT)

A vítima transferiu R$ 54 mil para comprar uma caminhonete anunciada em uma rede social, contudo o veículo não foi entregue. A investigação rastreou contas bancárias e identificou integrantes do grupo criminoso, incluindo um líder com histórico de tráfico e ligação com facção.

 Operação Falso Intermediário (GO/MT)

Os golpistas induziram um comprador a transferir R$ 3.720 via PIX para conta de terceiro, alegando ser pagamento ao vendedor legítimo de uma motocicleta. O autor intelectual foi identificado por rastreamento telefônico e dados bancários.

Como funciona o golpe: 

O “falso intermediário” engana comprador e vendedor ao mesmo tempo. O criminoso clona anúncios reais de veículos e se apresenta como mediador, criando histórias falsas para impedir que as partes conversem diretamente sobre valores e pagamentos. O interessado chega a ver o veículo presencialmente, mas o pagamento é orientado para uma conta de terceiro (laranja). Como o valor não cai na conta do verdadeiro proprietário, o bem não é entregue, e o dinheiro é rapidamente transferido entre diversas contas para dificultar o rastreamento.



Fonte:Polícia Civil

Dener Rafael

Recent Posts

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

As altas temperaturas registradas no estado do Rio de Janeiro nas primeiras duas semanas de…

3 horas ago

Municípios goianos ampliam participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora | ASN Goiás

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) chega à sua 13ª edição em Goiás com números…

6 horas ago

PCGO prende homem em flagrante delito pro estuprar enteada em Paraúna – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Paraúna – 7ª DRP, na…

9 horas ago

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

15 horas ago

This website uses cookies.