Segurança

PCGO investiga funcionários por fraude em notas fiscais e desvio de dinheiro de empresa de energia

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou nesta sexta -feira, 14, a Operação Dastardly, que visa combater crimes de estelionato e associação criminosa praticados contra uma grande empresa goiana que atua no ramo de energia e equipamentos pesados. A operação cumpriu três mandados de prisão temporária, três mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens e valores dos investigados, nas cidades de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.

As investigações iniciaram-se após informações da empresa, que detectou irregularidades cometidas por um prestador de serviços. Este, em conluio com outros dois suspeitos, teria gerado notas fiscais fraudulentas para desviar recursos financeiros. O modus operandi envolvia a emissão de notas fiscais em nome de empresas vinculadas ao círculo pessoal dos investigados, simulando serviços nunca realizados. Os valores eram pagos diretamente em contas bancárias dos envolvidos e posteriormente retornavam à conta do funcionário. Com os recursos obtidos, o beneficiário passou a ostentar gastos e despesas incompatíveis com seu padrão salarial. Conforme apurado, o grupo causou prejuízo superior a R$ 130 mil à empresa.

Constatou-se que o funcionário se aproveitava de uma falha nos sistemas da empresa, duplicando notas fiscais já aprovadas e alterando dados essenciais, como valores e prestadores de serviços, garantindo pagamentos sem levantar suspeitas imediatas. As diligências policiais confirmaram vínculos diretos entre os investigados, incluindo parentesco e relações de amizade entre os proprietários das empresas utilizadas exclusivamente para a emissão das notas fraudulentas. Tais empresas não possuem quadro societário ativo, indicando claramente a finalidade criminosa de sua constituição.

Fonte:Polícia Civil

Dener Rafael

Recent Posts

Ipasgo Saúde lança nova função que facilita o agendamento de consultas – Portal Goiás

Ferramenta “Agenda na Rede Credenciada” permite agendar consultas à distância e atendimentos presenciais (Fotos: Ipasgo)…

55 minutos ago

MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina

O Ministério da Educação (MEC) revogou o edital para a criação de novos cursos de…

56 minutos ago

Deputado José Nelto anuncia R$ 1 milhão para a Saúde de Goianésia e novo caminhão-pipa

A abertura oficial do Carnaval de Goianésia, realizada nesta sexta-feira, 13, foi marcada por um…

3 horas ago

Segunda parcela do IPVA 2026 em Goiás vence nesta quinta-feira

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em Goiás…

4 horas ago

Força Tática recupera veículo com registro de furto/roubo em Goianésia

Um veículo de passeio com registro de furto/roubo foi recuperado pela Força Tática (CB Vieira,…

4 horas ago

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, que…

13 horas ago

This website uses cookies.