A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Petrolina e do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) – 15ª DRP, com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, localizaram e prenderam em Natal/RN, um homem, investigado pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Em julho/2025, o investigado compareceu ao Cartório de Tabelionato de Notas e Protesto da Comarca de Petrolina, utilizando documentação falsificada, com a intenção de confeccionar Procuração Pública que outorgava poderes a um terceiro para sacar valores de precatórios judiciais vinculados ao TRF-4.
Ao analisar os documentos apresentados, funcionárias do cartório constataram a falsificação. A Polícia Civil, então, passou a investigar os fatos e conseguiu identificar Antônio Marcos da Silva, como autor dos delitos. O investigado é reincidente nesta prática criminosa, ostentando, inclusive, condenações anteriores pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Diante do modus operandi e da reincidência, a Autoridade Policial representou por medidas cautelares, incluindo a prisão preventiva, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário.
Após diligências realizadas, a localização do investigado foi confirmada na cidade de Natal/RN, local em que, com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a prisão foi efetuada.
No momento da prisão, foram apreendidos em poder do investigado três documentos falsos, os quais provavelmente seriam utilizados em novas práticas criminosas.
As investigações continuam para identificar os demais envolvidos.
A divulgação da imagem do investigado foi realizada nos termos da Lei 13.869/2019 e da portaria normativa nº 547/2021/DGPC, devido ao interesse público em identificar outras vítimas dos crimes praticados por Antônio Marcos da Silva.
Fonte:Polícia Civil