Imagem: Polícia Civil
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Superintendência de Identificação Humana, deu um passo inovador na proteção da infância com a implementação do Projeto de Identificação Neonatal, garantindo a identificação biométrica de recém-nascidos ainda na maternidade. Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás, o Estado se torna o primeiro do Brasil a realizar a coleta biométrica da mãe e do bebê imediatamente na sala de parto, eliminando qualquer risco de erro ou troca e reforçando a segurança das famílias. O projeto foi apresentado à imprensa em coletiva nesta sexta-feira, 21.
O projeto piloto teve início no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, onde foi realizada a primeira capacitação dos servidores no dia 19 e 20 de março. Essa etapa preparatória tem como objetivo testar os sistemas, capacitar as equipes e definir os procedimentos operacionais necessários antes da expansão do programa para outras maternidades estaduais.
Além da identificação biométrica logo após o nascimento, o projeto prevê uma dupla verificação no momento da alta hospitalar, garantindo ainda mais segurança no processo.
A iniciativa também possibilita que os pais solicitem a Carteira de Identidade Nacional do bebê ainda na maternidade, evitando deslocamentos futuros e tornando o acesso ao documento mais ágil e eficiente.
Para proporcionar um ambiente humanizado e acessível, serão criadas Salas de Identificação Neonatal dentro das maternidades. Esses espaços terão um ambiente lúdico e acolhedor, oferecendo um atendimento confortável às famílias e reforçando a segurança do processo de identificação.
Como incentivo à adesão das maternidades, Goiás lançará o Selo Maternidade Segura, uma certificação que reconhecerá oficialmente as unidades de saúde que adotarem o programa de Identificação Neonatal, reafirmando o compromisso com a segurança e a cidadania dos recém-nascidos.
Após a fase inicial no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o projeto será expandido para as demais maternidades estaduais.
Estiveram presentes na coletiva, o Delegado-Geral da PCGO, André Ganga; o superintendente de Identificação Humana, Webert Leonardo; o secretário de Saúde, Rasivel dos Reis Santos Júnior, o gerente de Ações Estratégicas na SES, delegado Guilherme Conde e o coordenador do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica de Segurança do Paciente, Adriano Sullivan.
Fonte:Polícia Civil
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…
O goleiro Luca Zidane, filho da lenda francesa Zinédine Zidane, foi chamado pela primeira vez…
This website uses cookies.