O partido governista Morena, do México, parece estar se encaminhando para o controle da Suprema Corte, de acordo com as contagens preliminares de votos da primeira eleição judicial do país.
Enquanto os votos ainda estavam sendo contados nesta terça-feira, 3, para a maioria dos 2.600 cargos de juiz federal, estadual e municipal em disputa nas eleições de domingo, 1º, os resultados chegaram para os nove cargos da Suprema Corte.
A maioria dos juízes recém-eleitos compartilha fortes vínculos e alinhamentos ideológicos com o partido governista, transferindo uma alta corte, antes bastante equilibrada, para as mãos do mesmo partido que reformulou o sistema para eleger juízes pela primeira vez.
Especialistas alertaram que a mudança prejudicaria os equilíbrios na nação latino-americana: o partido do governo estaria agora próximo de controlar todos os três poderes, e a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e seu partido teriam um caminho mais fácil para avançar sua agenda.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Por: Estadão Conteúdo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira, 15, da Superintendência da Polícia Federal,…
O vínculo entre pessoas e animais nunca esteve tão forte. Essa transformação cultural, que trouxe…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Inhumas – 16ª…
A tecnologia segue avançando em ritmo acelerado e, em 2026, seu impacto no cotidiano das…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra…
This website uses cookies.