O partido governista Morena, do México, parece estar se encaminhando para o controle da Suprema Corte, de acordo com as contagens preliminares de votos da primeira eleição judicial do país.
Enquanto os votos ainda estavam sendo contados nesta terça-feira, 3, para a maioria dos 2.600 cargos de juiz federal, estadual e municipal em disputa nas eleições de domingo, 1º, os resultados chegaram para os nove cargos da Suprema Corte.
A maioria dos juízes recém-eleitos compartilha fortes vínculos e alinhamentos ideológicos com o partido governista, transferindo uma alta corte, antes bastante equilibrada, para as mãos do mesmo partido que reformulou o sistema para eleger juízes pela primeira vez.
Especialistas alertaram que a mudança prejudicaria os equilíbrios na nação latino-americana: o partido do governo estaria agora próximo de controlar todos os três poderes, e a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e seu partido teriam um caminho mais fácil para avançar sua agenda.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Por: Estadão Conteúdo
Um prefeito do Estado de Michoacán, no oeste do México, foi morto a tiros em…
Com a vitória sobre o Grêmio por 2 a 0 neste domingo, na Neo Química…
Um empresário de 47 anos morreu neste domingo, 2, depois de ser atingido por um…
Memphis Depay colocou fim ao jejum de nove jogos sem marcar pelo Corinthians neste domingo…
O Milan foi bem mais eficiente do que a Roma neste domingo, venceu o adversário…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, hoje, 2, às vésperas da Conferência…
This website uses cookies.