Para Lula, no Brasil, Trump ‘estaria sendo processado, como o Bolsonaro’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pela sobretaxa de 50% imposta aos produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. O petista concedeu nesta quinta-feira, 10, entrevistas à TV Record e ao Jornal Nacional, da TV Globo.

“O ex-presidente da República (Jair Bolsonaro) deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele (Eduardo Bolsonaro) que foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está na mão da Suprema Corte, um processo que não tem julgamento político”, declarou Lula à Record.

Durante a entrevista, o presidente exigiu respeito à Justiça nacional. Lula ressaltou que os pedidos de Eduardo de interferências e sanções ao Supremo Tribunal Federal (STF) – tentando conseguir anistia para seu pai na ação penal na qual o ex-presidente é réu sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado – são um ataque à soberania do País.

“Se o que o Trump fez no Capitólio ele tivesse feito no Brasil, ele estaria sendo processado, como o Bolsonaro, e com risco de ser preso”, declarou o petista.

O presidente disse ainda que pensou que a carta de Trump que comunicou a taxação fosse falsa, uma vez que o documento foi enviado via a rede social que pertence ao político.

O texto, redigido pelo americano, cita decisões judiciais brasileiras que pedem remoção de conteúdo de plataformas dos EUA e as classifica como “ordens de censura secretas e ilegais”. Sobre isso, Lula disse que, “no Brasil, quem estabelece as regras é o Congresso e o Poder Judiciário”. “Ele (Trump) não pode ficar dizendo que o Brasil não pode fazer nada com as empresas que não respeitam a legislação.”

Cristina kirchner

Ao Jornal Nacional, Lula classificou a medida dos EUA como “inaceitável” e uma “intromissão” no Brasil. “Isso aqui tem Justiça e a gente está fazendo um processo com presunção de inocência”, afirmou o presidente, que foi questionado também pela visita que fez recentemente à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner.

Cristina Kirchner, que está em prisão domiciliar, condenada por corrupção, recebeu a visita de Lula durante a cúpula do Mercosul, em Buenos Aires. A iniciativa do petista foi considerada também por críticos como uma intromissão nos assuntos internos do país vizinho. O presidente brasileiro destacou que obteve autorização da Justiça da Argentina para o encontro. “Fui fazer uma visita humanitária”, afirmou Lula.

Decano do STF, o ministro Gilmar Mendes defendeu na noite de ontem a atuação da Corte e disse que o Brasil representa um capítulo inédito “na história da resistência democrática”. O ministrou publicou nota nas redes sociais. Segundo ele, as decisões judiciais no estado democrático de direito são respostas “aos riscos factuais de violação da ordem jurídica”.

Na carta que anunciou a tarifa contra o Brasil, Trump disse que Bolsonaro é vítima de uma “caça às bruxas” e que o STF emitiu “centenas de ordens de censura” contra plataformas de mídia social dos Estados Unidos.

Gilmar defendeu as ações do STF argumentando que nenhuma outra democracia contemporânea enfrentou ataques aos três Poderes como o Brasil. “Uma tentativa de golpe de Estado em plena luz do dia, orquestrada e planejada por grupos extremistas que se valeram indevidamente da imunidade irrestrita das redes sociais”, escreveu o ministro no X.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Trump quer reunião com democratas na próxima semana se shutdown terminar, diz líder do Senado

O líder dos Republicanos no Senado dos EUA, John Thune, disse que conversou com o…

6 minutos ago

Moraes cobra explicações da defesa de Filipe Martins desligamento tornozeleira eletrônica

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a defesa de…

9 minutos ago

8 receitas e rituais para aproveitar as energias do Halloween

O Halloween é uma festa repleta de diversão e fantasia, mas também de tradições ancestrais.…

11 minutos ago

João Fonseca vence Shapovalov na estreia do Masters 1000 de Paris

Embalado com o título do ATP 500 da Basileia no último domingo (28), o jovem…

13 minutos ago

Disque Denúncia do Rio oferece R$ 100 mil por informações sobre Doca, líder do Comando Vermelho

O Disque Denúncia do Rio de Janeiro está oferecendo recompensa de R$ 100 mil por…

14 minutos ago

Relator/Braga não acata trecho com fim do ‘desconto no fio’ a consumidores de energia renovável

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) não acatou em seu relatório da Medida Provisória (MP) 1.304/2025,…

15 minutos ago

This website uses cookies.