O ex-presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira, 25, que “ficou muito confuso” para os investidores estrangeiros entenderem o arcabouço fiscal criado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A declaração foi feita no Seminário Brasil 2025 do Grupo Esfera Brasil, em São Paulo.
“No final das contas, grandes investidores não estão olhando o que está (dentro do arcabouço) e o que não está. Eles estão olhando como vai ser a trajetória da dívida nos próximos anos”, disse Campos Neto. “Eles falam: o que precisamos ver para ter déficit nominal menor para que eu consiga gerar um primário e equilibrar a dívida? Eu preciso ter um juro de ao menos 7% a 8%”, disse.
O ex-banqueiro central criticou o tamanho da máquina pública vinculada ao governo federal. Segundo ele, trata-se de um “governo maior que não oferece os serviços compatíveis com outros governos desse tamanho”.
Campos Neto destacou que o ritmo de gasto é muito maior do que outros e cada vez mais vai custar mais recursos.
“Precisamos repensar esse modelo. … Existia uma crença de que um Estado maior seria eficiente e fomentaria o crescimento. Não deu certo. Já tivemos essa experiência antes e não deu certo”, continuou Campos Neto. “Precisamos ter coragem para debate duro junto com governo que tenha disposição de enfrentar esse problema, com Congresso que tenha disposição e dialogar com o Judiciário, porque as coisas sempre podem ser judicializadas no País.”
Segundo o ex-presidente da autoridade monetária, a taxa de juros pode não cair abaixo de 11% ou 12%.
Por: Estadão Conteúdo
Não foi desta vez. A seleção brasileira feminina Sub-17 foi superada por 2 a 0 pela…
Sentir saciedade após uma refeição pode fazer grande diferença no controle do peso, na disposição…
Com investimento de R$ 26,8 milhões, Governo de Goiás garante 665 mil presentes a crianças…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Capturas, cumpriu nesta quarta-feira…
Uma equipe da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia, em ação realizada no município…
O 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também chamado de abono anual,…
This website uses cookies.