A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) entende que medidas de reciprocidade tenderiam a agravar o conflito bilateral e reduzir o espaço para negociações, ampliando incertezas para os negócios. A afirmação atende a pedido do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) para comentar a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de autorizar o Itamaraty a estudar a viabilidade de aplicar a Lei da Reciprocidade – equivalente à Seção 301 americana – contra os Estados Unidos.
“Amcham Brasil reitera seu entendimento de que soluções comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos devem ser buscadas pela intensificação do diálogo e a abertura de negociações, com o objetivo de preservar e ampliar a parceria bilateral”, diz a câmara em nota.
A Amcham cita uma de suas pesquisas recentes mostrando que 86% das empresas avaliam que medidas de reciprocidade tenderiam a agravar o conflito bilateral e reduzir o espaço para negociações, ampliando incertezas para os negócios.
Entre as principais preocupações de eventuais contramedidas estão os prejuízos à imagem do Brasil como destino de investimentos, aumento da insegurança jurídica, riscos a cadeias produtivas no Brasil, que dependem de insumos e tecnologias dos Estados Unidos, e perda de competitividade internacional.
O texto diz ainda que, na próxima semana, a Amcham Brasil estará em Washington para participar da audiência pública sobre a investigação aberta nos termos da Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos, além de compromissos com o setor público americano.
“A entidade segue engajada em apoiar os esforços do governo brasileiro para intensificar os canais de diálogo com as autoridades americanas e reforça sua disposição em contribuir para um desfecho equilibrado e mutuamente benéfico”, afirma a Amcham.
Por: Estadão Conteúdo
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 15, a sustação da ação penal em tramitação…
O número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil subiu de 32 na…
O dólar encerrou a sessão desta quarta-feira, 15, em leve queda, alinhado ao comportamento da…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso teve um mal estar nesta…
O brasileiro Hugo Calderano garantiu o título de simples do Campeonato Pan-Americano de tênis de…
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afastou a possibilidade de tributar, via aumento…
This website uses cookies.