Palmeiras e Flamengo ganham 16 dos últimos 33 títulos ‘grandes’ e reafirmam ‘espanholização’


Finalistas da Libertadores e na briga pelo título do Brasileirão deste ano, Palmeiras e Flamengo dominam as principais competições nacionais e continentais na última década. Por esta predominância, o futebol brasileiro passa por um processo similar ao que ocorreu na Espanha, onde Real Madrid e Barcelona passaram a concentrar as disputas por taças.

Segundo levantamento do ESTADÃO, os dois clubes venceram 14 dos 30 títulos “grandes” – são eles Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores – da última década. Este número será ampliado ao final da temporada, justamente pelo Campeonato Brasileiro e pelo torneio continental, que estão em disputa pelos dois times. Com isso, 16 das últimas 33 taças mais importantes para o futebol brasileiro se concentraram nas mãos de flamenguistas e palmeirenses.

De 2015 a 2024, o Palmeiras ganhou duas edições de Copa do Brasil (2015 e 2020), quatro vezes o Brasileirão (2016, 2018, 2022 e 2023) e duas Libertadores (2020 e 2021). No mesmo período, o Flamengo faturou duas Copas do Brasil (2022 e 2024), dois Brasileirões (2019 e 2020) e duas Libertadores (2019 e 2022).

Considerando a decisão deste ano do torneio continental, os clubes venceram cinco das últimas sete edições. Além disso, nas últimas oito temporadas, Palmeiras e Flamengo conquistaram seis títulos do Campeonato Brasileiro.

A reestruturação financeira dos dois times, que resultou em contratos valiosos com patrocinadores e altas arrecadações com bilheteria, explica o sucesso dentro e fora de campo. Assim, os clubes passaram a investir em grandes contratações de jogadores e formar elencos competitivos. Por isso, a rivalidade entre Palmeiras e Flamengo aumentou cada vez mais.

Nesta reta final de ano, paulistas e cariocas decidem mais duas competições. No Brasileirão, os times estão separados por apenas um ponto: o time alviverde lidera com 62 pontos, enquanto o rival vem logo atrás, com 61. Já na Libertadores, Palmeiras e Flamengo farão a final no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, na capital peruana.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasil ultrapassa 30 milhões de gatos domésticos

A população de gatos no Brasil cresceu 5,4% nos últimos anos, passando de 29,2 milhões…

3 horas ago

Primeira Caravana Empreender com Você 2026 atendeu a Feira Hippie e Região da 44 | ASN Goiás

A capital goiana recebeu nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a Caravana Empreender…

5 horas ago

Vereadora Taíza Andrade propõe criação do aplicativo Tapa Buracos em Goianésia

A Câmara Municipal aprovou o requerimento da vereadora Taiza Aparecida de Andrade que solicita a…

6 horas ago

Jalles promove formação profissional para mulheres em Goianésia

A Jalles está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação profissional exclusivo para…

7 horas ago

Cinco morrem e 11 ficam feridos em grave acidente na BR-020

Cinco pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas após um grave sinistro de trânsito registrado…

15 horas ago

Por iniciativa do MPGO, unidade prisional de Goianésia recebe doação de livros para fortalecimento de projeto de remição da pena pela leitura

A unidade prisional de Goianésia recebeu recentemente doação de livros da Citadel Grupo Editorial, destinada…

16 horas ago

This website uses cookies.