Palmeiras e Flamengo ganham 16 dos últimos 33 títulos ‘grandes’ e reafirmam ‘espanholização’

3 Min de leitura


Finalistas da Libertadores e na briga pelo título do Brasileirão deste ano, Palmeiras e Flamengo dominam as principais competições nacionais e continentais na última década. Por esta predominância, o futebol brasileiro passa por um processo similar ao que ocorreu na Espanha, onde Real Madrid e Barcelona passaram a concentrar as disputas por taças.

Segundo levantamento do ESTADÃO, os dois clubes venceram 14 dos 30 títulos “grandes” – são eles Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores – da última década. Este número será ampliado ao final da temporada, justamente pelo Campeonato Brasileiro e pelo torneio continental, que estão em disputa pelos dois times. Com isso, 16 das últimas 33 taças mais importantes para o futebol brasileiro se concentraram nas mãos de flamenguistas e palmeirenses.

De 2015 a 2024, o Palmeiras ganhou duas edições de Copa do Brasil (2015 e 2020), quatro vezes o Brasileirão (2016, 2018, 2022 e 2023) e duas Libertadores (2020 e 2021). No mesmo período, o Flamengo faturou duas Copas do Brasil (2022 e 2024), dois Brasileirões (2019 e 2020) e duas Libertadores (2019 e 2022).

Considerando a decisão deste ano do torneio continental, os clubes venceram cinco das últimas sete edições. Além disso, nas últimas oito temporadas, Palmeiras e Flamengo conquistaram seis títulos do Campeonato Brasileiro.

A reestruturação financeira dos dois times, que resultou em contratos valiosos com patrocinadores e altas arrecadações com bilheteria, explica o sucesso dentro e fora de campo. Assim, os clubes passaram a investir em grandes contratações de jogadores e formar elencos competitivos. Por isso, a rivalidade entre Palmeiras e Flamengo aumentou cada vez mais.

Nesta reta final de ano, paulistas e cariocas decidem mais duas competições. No Brasileirão, os times estão separados por apenas um ponto: o time alviverde lidera com 62 pontos, enquanto o rival vem logo atrás, com 61. Já na Libertadores, Palmeiras e Flamengo farão a final no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, na capital peruana.



Por: Estadão Conteúdo

Compartilhar