Paciente com chip cerebral da Neuralink consegue digitar por pensamento usando IA de Musk


O terceiro paciente do mundo a receber um implante cerebral da Neuralink, empresa de chips cerebrais de Elon Musk, Bradford G. Smith, 36, está chamando a atenção ao combinar a interface cérebro-computador com inteligência artificial (IA) generativa para se comunicar de forma mais rápida e mais fluida pela internet.

Em uma postagem publicada no final de abril no X (ex-Twitter), Smith, que tem Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), revelou que conseguia digitar com o pensamento graças ao chip implantado em seu crânio pela empresa Neuralink. “Estou digitando isso com o meu cérebro”, escreveu.

O dispositivo, chamado Link, consiste em fios muito finos conectados a um pequeno computador implantado no crânio. Os eletrodos escutam a atividade elétrica dos neurônios e transmitem os sinais, via rádio, para um computador externo, permitindo que o paciente mova o cursor na tela apenas com o pensamento.

O que diferencia o caso de Smith dos outros dois pacientes que receberam o implante é o uso combinado de IA generativa. Para compor respostas mais rápidas e naturais nas redes sociais, ele conta com o auxílio do Grok, chatbot desenvolvido também por Musk.

Ao interagir com seguidores no X, Smith admitiu que redigiu algumas mensagens com a ajuda da IA após fornecer anotações manuais sobre sua experiência. “Pedi ao Grok que usasse esse texto para dar respostas completas às perguntas”, conta à MIT Technology Review. “Sou responsável pelo conteúdo, mas usei IA para redigir”.

A cirurgia foi realizada em novembro de 2024, e, desde então, Smith escreve com mais agilidade e pode se comunicar com a esposa ou responder a e-mails usando o cursor mental. A velocidade, porém, ainda não se compara à digitação convencional, o que torna a assistência da IA um diferencial relevante.

Em uma das respostas mais comentadas no X, Smith descreveu a experiência de usar o Neuralink como “ficção científica”. Disse que, no início, o cursor parecia um “rato bêbado”, mas que, após semanas de treino com movimentos mentais imaginados, a precisão melhorou.

Entre os serviços que Smith utiliza para compor sua comunicação estão também tecnologias externas, como a startup ElevenLabs, que criou uma réplica digital de sua voz a partir de gravações antigas. O “clone de voz” permite que suas mensagens escritas sejam lidas em áudio com entonação semelhante à original.

Essa combinação de implante, IA generativa e clonagem vocal coloca Smith no centro de um ecossistema que envolve tecnologia de ponta e o próprio Musk, já que o paciente usa o chip Neuralink, o Grok e o X, todos de propriedade do bilionário.

A empresa segue expandindo os testes. O segundo paciente conhecido, identificado apenas como Alex, é um ex-técnico automotivo com lesão na medula. Desde o implante, ele conseguiu utilizar softwares de design 3D e jogar videogames.

No primeiro caso, no entanto, a experiência teve um revés: parte dos fios se soltou do cérebro do paciente Noland Arbaugh, o que levou a empresa a adotar mudanças cirúrgicas e no design do implante, como a redução do espaço entre o dispositivo e o córtex cerebral.

No início de abril, a Neuralink abriu inscrições para que voluntários ao redor do mundo se inscrevam para terem um chip da empresa implantado em seus cérebros, e testar a tecnologia.

A Neuralink tem afirmado que seu objetivo imediato é restaurar a autonomia digital de pessoas com paralisias severas. No futuro, porém, o plano é ambicioso: usar o dispositivo para aprimorar as capacidades cognitivas de pessoas saudáveis.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Polícia Civil cumpre mandado de busca judicial para garantir eficácia de medida protetiva à mulher – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)…

6 minutos ago

‘Morra, Amor’ estreia nos cinemas e acende alerta sobre saúde mental materna

Com o renomado diretor Martin Scorsese entre os produtores, o drama psicológico “Morra, Amor” (Die,…

16 minutos ago

4 banhos para fazer na última Lua Nova de 2025

A última Lua Nova de 2025, em 20 de novembro, chegará carregando um impulso de…

25 minutos ago

Prefeitura planeja implantar faixas de pedestres elevadas em frente às escolas municipais de Goianésia

Na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, o prefeito Renato de Castro se reuniu com…

27 minutos ago

Dietas da moda: veja os riscos e os benefícios de cada uma delas

Com a chegada do verão, não é apenas a procura por academias que cresce —…

52 minutos ago

Prefeitura de Goianésia inicia entrega de mais de 500 óculos gratuitos em parceria com o Governo de Goiás

A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, iniciou…

55 minutos ago

This website uses cookies.