O contrato mais líquido do ouro fechou em alta nesta segunda-feira, 29, renovando recorde de fechamento, impulsionado pela fraqueza do dólar no exterior e temores de uma paralisação (shutdown, em inglês) do governo dos EUA.
Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro com vencimento em dezembro encerrou em alta de 1,21%, a US$ 3.855,20 por onça-troy, após tocar US 3.862,20 nas máximas.
A ameaça de uma paralisação do governo norte-americano ajudou a impulsionar os ganhos do metal dourado pela terceira sessão consecutiva. O presidente dos EUA, Donald Trump, planeja uma reunião bipartidária com os principais líderes do Congresso para evitar um shutdown até a noite da terça-feira.
Além disso, investidores se mantêm atentos antes do principal relatório de empregos dos EUA, o payroll, que devem ser publicado na sexta-feira, caso o shutdown seja evitado. Se o Congresso não aprovar o financiamento, o escritório do Departamento do Trabalho responsável pelo relatório já alertou que o payroll e outros dados podem não ser divulgados.
Analista da Forex.com, Fawad Razaqzada classificou esta semana como “crucial” para o desempenho do ouro. Segundo ele, se os dados reduzirem a probabilidade de um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro, o dólar pode ganhar terreno mais firme, potencialmente desacelerando os ganhos do metal precioso. Do contrário, o enfraquecimento do dólar pode favorecer a commodity.
Para a Pepperstone, as expectativas de mais cortes de juros pelo Fed ainda este ano, as políticas tarifárias de Trump e as tensões geopolíticas também alimentam a demanda pelo refúgio seguro.
No radar, as reservas de ouro do Tesouro dos EUA ultrapassaram US$ 1 trilhão em valor – mais de 90 vezes o que está declarado no balanço do governo, de acordo com a Bloomberg. Os preços do metal precioso subiram mais de 46% até agora em 2025, segundo dados de mercado da Dow Jones, e estão a caminho de seu melhor avanço anual desde 1979.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Por: Estadão Conteúdo
Nas férias, muitas crianças passam mais tempo em casa e, consequentemente, aumentam as horas diante…
Uma árvore de Natal com cerca de 15 metros de altura caiu no início da…
Aproveitar as sobras da ceia do Ano-Novo é uma forma inteligente de evitar desperdícios e…
Aproveitar as sobras da ceia do Ano-Novo é uma forma inteligente de evitar desperdícios e…
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), através do 18º Batalhão Bombeiro Militar (BBM),…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de José Martins de Abreu, ocorrido nesta quinta-feira,…
This website uses cookies.