Otan se reúne sob protestos, ameaça da Rússia e guerra entre Israel e Irã


A Otan deve oficializar na cúpula que começa nesta terça-feira, 24, em Haia, na Holanda, o acordo para aumentar os gastos militares para até 3,5% do PIB de cada país-membro. O encontro acontece sob pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, que deve comparecer. Ele insiste que os aliados se comprometam a gastar mais em defesa.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, aliados dos EUA vêm ampliando seus orçamentos militares, mas quase um terço ainda não alcançou a meta da Otan de 2% do PIB.

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou ontem em entrevista coletiva que se a Rússia atacar qualquer país da aliança militar nas condições em que esses aliados se encontram hoje a resposta “já seria devastadora”. No entanto, ele argumentou que, com tantas instabilidades geopolíticas, é necessário reforçar o orçamento direcionado à defesa dos países da aliança.

O Reino Unido se comprometeu ontem a alcançar uma meta de 5% de seu PIB com gastos de segurança e defesa até 2035, segundo o primeiro-ministro Keir Starmer. “Esta é uma oportunidade para aprofundar o nosso compromisso com a Otan e fomentar ainda mais o investimento na segurança e na resiliência da nação”, declarou o líder trabalhista. Starmer havia prometido em fevereiro aumentar o gasto em defesa do Reino Unido para 2,5% do PIB até 2027, e para 3% em algum momento no início da década de 2030.

Apesar do consenso aparente entre os países-membros, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, enviou uma carta ao secretário-geral da Otan afirmando que Madri não cumpriria a nova meta de gastos. Segundo ele, obrigar o país a destinar 5% do seu PIB à defesa “seria contraproducente”.

Rutte, no entanto, insistiu ontem que a Espanha não tem uma opção de exclusão e afirmou que a Otan está “absolutamente convencida” de que Madri terá de atingir a nova meta para cumprir seus compromissos militares com a aliança. “A Otan não tem cláusulas de exclusão ou acordos paralelos, porque todos nós temos de contribuir”, afirmou.

Protestos

O encontro de dois dias também tem como objetivo sinalizar ao presidente russo, Vladimir Putin, que a Otan está unida, apesar das críticas de Trump à aliança, e determinada a expandir e atualizar suas defesas para impedir qualquer ataque da Rússia.

Além disso, a cúpula de Haia terá o desafio de manter Trump satisfeito. Questionado se a guerra entre Irã e Israel o levaria a não comparecer à reunião, o presidente americano disse que ainda planejava comparecer.

O encontro ocorre sob o maior esquema de segurança já implementado na Holanda, com milhares de policiais, militares, drones, zonas de exclusão aérea e especialistas em cibersegurança.

Às vésperas da reunião, centenas protestaram em Haia contra o aumento de gastos militares e contra um eventual confronto direto com o Irã. Manifestações foram registradas também nos EUA, França, Paquistão, Grécia e Filipinas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bia Haddad mostra força e arrasa italiana Miriana Tona em estreia no SP Open

Beatriz Haddad Maia iniciou de maneira arrasadora sua participação no torneio de simples do SP…

58 segundos ago

ASML investirá na Mistral, avaliando a startup francesa de IA em US$ 13,8 bilhões

A ASML Holding está investindo na Mistral AI, em um acordo que avalia a startup…

35 minutos ago

UnitedHealth reafirma projeção de lucros para 2025; ação sobe mais de 8%

A UnitedHealth Group, gigante do setor de planos de saúde em dificuldades, divulgou um comunicado…

43 minutos ago

Em ação conjunta, PCGO, PM e GCM prendem homem que matou vítima que procurava atendimento médico em UPA de Novo Gama

A Polícia Civil de Goiás, por meio Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Novo…

50 minutos ago

Bolsas de NY fecham em alta, com recordes nos 3 principais índices, à espera de alívio do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 9, sem que revisões em…

53 minutos ago

Pigossi vira jogo dramático no SP Open e Ana Candiotto vence ucraniana em 1º triunfo em WTA 250

A tarde de terça-feira foi de grandes vitórias para as representantes brasileiras de simples no…

55 minutos ago

This website uses cookies.