Os argumentos da CBF para superar concorrência e Brasil ser a sede do Mundial de Clubes em 2029


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou publicamente seu desejo de sediar o próximo Mundial de Clubes, em 2029, no Brasil. A Fifa recebeu a indicação com agrado, mas haverá concorrência para abrigar o evento daqui a quatro anos. Espanha, Marrocos, Austrália/Nova Zelândia e Estados Unidos também são postulantes a palco do novo torneio.

Na sexta-feira, o presidente da CBF, Samir Xaud, teve um encontro com o mandatário da Fifa, Gianni Infantino, em Miami, na Flórida, no qual expressou a vontade de receber o Mundial de 2029 no Brasil.

“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o País à disposição para receber o próximo Mundial. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”, afirmou Xaud.

Um dos trabalhos da CBF é mostrar à Fifa estabilidade política após a longa sequência de embaraços judiciais que culminaram com a saída de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade no último mês de maio.

A CBF trabalha com dois fortes argumentos para convencer a Fifa, apesar de a candidatura ainda não ser oficial. O primeiro deles diz respeito à mobilização de torcedores brasileiros neste Mundial. Torcedores de Palmeiras, principalmente, Flamengo, Botafogo e Fluminense têm sido um espetáculo à parte no torneio.

Outro ponto a favor de uma candidatura brasileira está no fato de o País ser a sede da próxima Copa do Mundo feminina, que será celebrada em 2027. A expertise de receber um grande evento das proximidades de outro conta favoravelmente.

O Mundial de Clubes passou a ocupar um espaço no calendário internacional que era da Copa das Confederações, cuja finalidade era ser um evento-teste para a Copa do Mundo de seleções do ano seguinte. Foi o que aconteceu até a Copa da Rússia, em 2018.

A Fifa já substituiria a Copa das Confederações pelo Mundial de Clubes em 2021. A sede seria a China, não o Catar, palco da Copa de 2022. No entanto, o evento foi cancelado por causa da pandemia de covid-19. Dessa forma, a entidade máxima do futebol não vê como obrigatória a organização do Mundial de Clubes no mesmo país que receberá a Copa de seleções no ano seguinte. Porém, é uma solução vista com bons olhos.

Os Estados Unidos, porém, vão receber a Copa de 2026, e a Fifa aproveita alguns dos estádios que serão usados no ano que vem para partidas do Mundial de Clubes: MetFlife Stadium (East Rutherford), Hard Rock Stadium (Miami Gardens), Lincoln Financial Field (Filadélfia), Mercedes-Benz Stadium (Atlanta) e Lumen Field (Seattle).

O país norte-americano é uma das possibilidades aventadas pela Fifa como sede também do Mundial de Clubes de 2029. Além dos EUA, outras confederações de futebol já expuseram sua predileção em abrigar o torneio daqui a quatro anos.

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Rafael Louzán, fez movimento semelhante ao de Samir Xaud e se reuniu com Infantino. A Espanha vai organizar em 2030, ao lado de Marrocos e Portugal, a Copa do Mundo de seleções. Os marroquinos também já disseram que gostariam de sediar o Mundial de 2029 em conjunto com Espanha e Portugal.

Também desponta uma candidatura conjunta de Austrália e Nova Zelândia. Segundo a Reuters, os países da Oceania estão dispostos a entrar na concorrência para receber o Mundial de Clubes de 2029.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

João Fonseca e Luísa Stefani se classificam para finais neste domingo

A manhã e o começo da tarde deste sábado (25) foram históricos para o tênis…

30 minutos ago

ANP libera parcialmente as operações da refinaria de Manguinhos

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) liberou parcialmente, neste sábado, 25,…

32 minutos ago

Esquerdista independente será a nova presidente da Irlanda

A candidata independente de esquerda Catherine Connolly está prestes a se tornar a próxima presidente…

33 minutos ago

Israel ataca Faixa de Gaza, mesmo após ter se comprometido a retomar cessar-fogo

As Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês) afirmaram, em seu canal no aplicativo…

41 minutos ago

Cineasta Jafar Panahi está no Brasil para lançar seu filme vencedor da Palma de Ouro

Um dos grandes nomes do cinema contemporâneo, Jafar Panahi, perseguido no Irã, onde ficou preso…

1 hora ago

Polícia prende suspeito de tentativa de estupro de brasileira em Paris

A polícia da França prendeu na noite desta sexta-feira, 24, um homem identificado como o…

2 horas ago

This website uses cookies.