A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) celebrará, nesta quinta-feira (03/07), às 20 horas, as obras de três compositores do período romântico da música de concerto: Hamish MacCunn, Ludwig van Beethoven e Robert Schumann.
A apresentação, sob a regência do maestro Neil Thomson, contará com a participação solo do pianista Jean Louis Steuerman. A entrada para o décimo concerto da temporada Pioneiros, no Teatro Sesi, em Goiânia, será gratuita, por ordem de chegada, e sem retirada antecipada de ingressos.
A programação do concerto destacará o brilhantismo e a ousadia de composições escritas no século XIX. Terra da Montanha e do Dilúvio, do escocês MacCunn, abrirá a noite, exalando a força e a felicidade empregadas na música, que remete aos vales e campos do país de origem do autor.
Na sequência, o pianista carioca Jean Louis Steuerman conduzirá o Concerto para Piano nº 3, escrito por Beethoven. A obra, executada pela primeira vez em 1803, guarda uma curiosidade que demonstra a genialidade do autor: os últimos movimentos só foram acrescentados à partitura após aquela apresentação, quando Beethoven improvisou a última parte diante do público.
Por fim, o repertório será concluído com o tom heroico e vibrante da última peça escrita por Schumann, em 1850. A composição, em cinco movimentos, foi produzida pelo autor em apenas um mês e explora a dualidade entre o mundo interior e a sociedade, a subjetividade e a objetividade, o deslumbramento e a religião.
A temporada de 2025 da OFG, batizada de Pioneiros, presta homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional, trazendo para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam.
“Na Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás mais uma vez nos presenteia com uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do globo, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo.
O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2021.
Assunto: 10º Concerto da Temporada Pioneiros da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Quinta-feira (03/07), às 20h
Onde: Teatro Sesi – Av. João Leite, 1013, Setor Santa Genoveva, Goiânia (GO)
Entrada gratuita
Secti entrega 400 cestas básicas a instituições sociais
Abertas inscrições para 2º Prêmio de Inovação no Setor Público
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás
Nesta sexta-feira, os movimentos dos astros favorecerão transformações e momentos de introspecção. Enquanto alguns nativos…
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
This website uses cookies.