Categories: Últimas Notícias

Oposição protocolará na PGR representação criminal contra Lupi por omissão no esquema do INSS


O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), protocolará nesta sexta-feira, 2, uma representação criminal contra o ministro da Previdência, Carlos Lupi, ao esquema no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, segundo a Polícia Federal, causou um prejuízo de R$ 6,3 bilhões a milhares de aposentados.

O documento aponta a falta de ação do ministro, mesmo tendo conhecimento prévio do problema, e também pede que a investigação seja remetida ao Supremo Tribunal Federal (STF), se houver indícios, além do afastamento de Lupi do cargo.

“Não lhe faltavam atribuições legais e regimentais, nem muito menos ferramentas institucionais, aptas a municiar ações de acompanhamento e controle destinadas a coibir o escândalo de descontos ilegais nas aposentadorias”, afirma Zucco.

Entre alguns dos argumentos dados pela oposição, Zucco aponta que Lupi foi informado em junho de 2023, que havia um aumento de denúncias de descontos sem autorização em aposentadorias e pensões do INSS e não tomou providências por dez meses, de acordo com as atas das reuniões do Conselho Nacional de Previdência Social.

Uma pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira, 1º., mostra que 85,3% dos brasileiros dizem que Lupi deveria ser demitido do cargo.

Até o momento, o governo sinaliza que Lupi deverá permanecer no cargo. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu a permanência de Lupi no governo, mas afirmou que se houver algo no futuro será afastado.

O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer (MG) critica a condução do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa crise e o tratamento dado ao ministro da Previdência, Carlos Lupi. Segundo ele, a demissão do chefe da pasta também poderia levar à saída da bancada da base.

Na Câmara, a pressão sobre o governo e sobre Lupi crescem. Também na quarta-feira, a oposição protocolou um requerimento pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes. Cabe ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), abrir ou não a CPI.

Em audiência na Câmara nesta terça-feira, o ministro da Previdência, Carlos Lupi se defendeu e disse que não houve ações sobre as fraudes agora sob investigação em governos passados e afirmou que já está aparecendo quem são os mentores.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

LeBron James chega ao fim de contrato com os Lakers e pondera aposentadoria

Frustrado após a eliminação dos Los Angeles Lakers no primeiro round dos playoffs para o…

27 minutos ago

Trump diz que Bessent está negociando com 200 países e cita trabalho de Lutnick nas conversas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o secretário do Tesouro americano, Scott…

36 minutos ago

Rodri retorna aos treinos, mas Guardiola freia empolgação por retorno: ‘Foi uma lesão difícil’

O meio-campista Rodri, do Manchester City, deu um passo importante em sua recuperação ao retornar…

1 hora ago

Petróleo fecha em alta de quase 2%, após Trump ampliar pressão sobre Irã e produção da Opep

O petróleo fechou em alta de aproximadamente 2%, impulsionado nos últimos minutos da sessão por…

2 horas ago

Casemiro marca e United encaminha vaga na final da Liga Europa; Tottenham também vence

O Manchester United deu um grande passo rumo à final da Liga Europa ao vencer…

2 horas ago

Reunião no BC com Joesley é em encerrada; diretor não nega que pauta seja Banco Master

A reunião entre o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o empresário Joesley Batista…

3 horas ago

This website uses cookies.