Categories: Últimas Notícias

Oposição alcança número mínimo para poder protocolar CPI do INSS na Câmara


A oposição na Câmara dos Deputados reuniu, na noite desta terça-feira, 29, o número mínimo de 171 assinaturas para poder protocolar o requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A “CPI das Fraudes do INSS”, de autoria de Coronel Chrisóstomo (PL-RO) foi uma reação após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação que identificou um esquema de cobranças irregulares que soma R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a PF.

No processo, 11 entidades associativas foram alvo de medidas judiciais. Em troca dos descontos mensais, elas afirmam que prestam serviços dos mais diversos tipos, como assistência funerária, consultas médicas e “maridos de aluguel” (reparos em residências).

Como mostrou o Estadão, os valores repassados pelo governo federal ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) – que tem o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Frei Chico, como vice-presidente – cresceram 564% de 2020 para 2024, a partir dos descontos nas mensalidades de aposentados e pensionistas do INSS

Como resultado, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, pediu demissão. Outros seis servidores públicos foram afastados de suas funções, como o diretor de Benefícios de Relacionamento com cidadão, o procurador-geral junto ao INSS, o coordenador geral de Suporte ao Atendimento ao Cliente e o coordenador geral de Pagamentos e Benefícios.

“Não podemos permitir que sindicatos usem a estrutura pública para cometer abusos contra quem mais precisa de proteção”, disse Chrisóstomo.

Em audiência na Câmara nesta terça-feira, o ministro da Previdência, Carlos Lupi se defendeu e disse que não houve ações sobre as fraudes agora sob investigação em governos passados e afirmou que já está aparecendo quem são os mentores.

A decisão de instaurar ou não a CPI caberá ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Até o momento, nenhuma comissão investigativa foi aberta desde que o novo comandante da Casa legislativa assumiu a função, em fevereiro deste ano.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ministro Aloysio Veiga rebate Gilmar, diz que CLT segue atual e cobra defesa do TST

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, saiu em…

9 minutos ago

Nacional agradece São Paulo por camisa em homenagem a Juan Izquierdo: ‘Gesto generoso’

O Club Nacional, do Uruguai, divulgou uma carta aberta destinada ao presidente do São Paulo,…

11 minutos ago

Lula acusa Nikolas de defender crime organizado com vídeo do Pix; deputado ameaça processo

Sem citar nominalmente o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o presidente Luiz Inácio Lula da…

12 minutos ago

Quem é a mulher presa suspeita de matar o filho de 9 meses envenenado

A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de um bebê de nove meses…

24 minutos ago

Tribunal considera tarifas de Trump inconstitucionais, mas as mantém em vigor por enquanto

Um tribunal federal de apelações decidiu nesta sexta-feira que o presidente dos EUA, Donald Trump,…

25 minutos ago

‘Seguro de que fiz a melhor escolha’

O mais ansioso torcedor palmeirense não precisa mais esperar. O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira, o…

27 minutos ago

This website uses cookies.