Categories: Últimas Notícias

Oposição alcança número mínimo para poder protocolar CPI do INSS na Câmara


A oposição na Câmara dos Deputados reuniu, na noite desta terça-feira, 29, o número mínimo de 171 assinaturas para poder protocolar o requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A “CPI das Fraudes do INSS”, de autoria de Coronel Chrisóstomo (PL-RO) foi uma reação após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação que identificou um esquema de cobranças irregulares que soma R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a PF.

No processo, 11 entidades associativas foram alvo de medidas judiciais. Em troca dos descontos mensais, elas afirmam que prestam serviços dos mais diversos tipos, como assistência funerária, consultas médicas e “maridos de aluguel” (reparos em residências).

Como mostrou o Estadão, os valores repassados pelo governo federal ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) – que tem o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Frei Chico, como vice-presidente – cresceram 564% de 2020 para 2024, a partir dos descontos nas mensalidades de aposentados e pensionistas do INSS

Como resultado, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, pediu demissão. Outros seis servidores públicos foram afastados de suas funções, como o diretor de Benefícios de Relacionamento com cidadão, o procurador-geral junto ao INSS, o coordenador geral de Suporte ao Atendimento ao Cliente e o coordenador geral de Pagamentos e Benefícios.

“Não podemos permitir que sindicatos usem a estrutura pública para cometer abusos contra quem mais precisa de proteção”, disse Chrisóstomo.

Em audiência na Câmara nesta terça-feira, o ministro da Previdência, Carlos Lupi se defendeu e disse que não houve ações sobre as fraudes agora sob investigação em governos passados e afirmou que já está aparecendo quem são os mentores.

A decisão de instaurar ou não a CPI caberá ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Até o momento, nenhuma comissão investigativa foi aberta desde que o novo comandante da Casa legislativa assumiu a função, em fevereiro deste ano.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Sarkozy é preso após ser condenado por conspiração na França

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy chegou a uma prisão em Paris nesta terça-feira, 21, para…

16 minutos ago

Falha em sinalização interfere no funcionamento de trens da Linha 4-Amarela do Metrô de SP

Por Redação O Estado de S. Paulo - 21/10/2025 07:30 Uma falha no sistema de…

22 minutos ago

Ambipar entra com pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro

O Grupo Ambipar anunciou na noite desta segunda-feira, 20, que entrou com pedido de recuperação…

34 minutos ago

Parlamento do Japão elege Sanae Takaichi como primeira-ministra

O Parlamento do Japão elegeu nesta terça-feira (21) a ultraconservadora Sanae Takaichi como a primeira…

35 minutos ago

4 características do cachorro da raça terra nova

Originário da Ilha Terra Nova, no Canadá, o terra nova (ou newfoundland, em inglês) é…

40 minutos ago

Bolsas da Europa operam perto da estabilidade, de olho em balanços e tensões EUA-China

Por Sergio CaldasSão Paulo, 21/10/2025 - As bolsas europeias operam sem direção única e perto…

1 hora ago

This website uses cookies.