A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra Ordem Tributária (DOT), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Gatsby, em conjunto com o Fisco Estadual e com participação do Batalhão Fazendário. A operação tem como alvo distribuidoras de bebidas alcoólicas, em Goiânia. A operação contou com o apoio de aproximadamente 80 pessoas, entre policiais civis, auditores fiscais e policiais militares. Foram nove distribuidoras de bebidas vistoriadas nesta operação.
A ação consistiu na fiscalização e autuação de empresas com irregularidades fiscais, que realizam o comércio de bebidas alcoólicas, com utilização de máquinas de cartão de crédito em nome de terceiros para fraudar o pagamento de tributos estaduais. Os investigados poderão responder por crime tributário, além de terem de arcar com o pagamento dos tributos sonegados acrescidos de multa.
A ação integra a força-tarefa preventiva de fiscalização voltada ao combate à circulação de bebidas alcoólicas adulteradas no Estado. A prática de sonegação, por meio da compra e venda sem nota fiscal, compromete a rastreabilidade e a confiabilidade quanto à origem dos produtos.
PCGO: investigar para proteger 🚔