A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estima que a produção total de combustíveis líquidos do Brasil caiu 68 mil barris por dia (bpd) em agosto, a 4,7 milhões de bpd, afastando-se do nível recorde alcançado em julho, de 4,8 milhões de bpd. O resultado reflete a queda de mesma quantidade – 68 mil bpd – na produção brasileira total de petróleo em agosto, a 3,9 milhões de bpd, conforme relatório mensal divulgado hoje pelo cartel.
Apesar disso, a Opep manteve a expectativa para a oferta de combustíveis líquidos do Brasil neste ano e no próximo. Em 2025, o cartel prevê crescimento de cerca de 230 mil bpd, a uma média de 4,4 milhões de bpd. Para 2026, a Opep ainda projeta aumento na oferta de 160 mil bpd, a 4,5 milhões de bpd. Ambos os números seguem inalterados em relação a julho.
O Brasil continua como um dos quatro países de fora da Opep que mais deverão impulsionar o avanço da oferta global de combustíveis líquidos em 2025 e em 2026, lista que inclui EUA, Canadá e Argentina.
Crescimento econômico
A Opep também manteve inalteradas suas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos próximos dois anos. Segundo o relatório, o PIB do Brasil avançará 2,3% em 2025 e 2,5% em 2026, com riscos de baixa provocados pelo nível elevado das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pelos desafios relacionados ao déficit fiscal.
O cartel também manteve previsão de que a inflação ficará elevada em torno de 5% em 2025. Considerando a ata de setembro do BC do Brasil, a Opep espera manutenção da taxa de juros Selic até pelo menos o final do primeiro semestre de 2026.
Por: Estadão Conteúdo
O Núcleo de Apoio e Assistência aos Portadores de Câncer (SOMAR) realizou neste domingo, 06,…
A Petrobras colocou em operação o supercomputador Harpia, o maior de um pacote de cinco…
Cabo Verde conquistou nesta segunda-feira, 13, a vaga inédita à Copa do Mundo de 2026.…
O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta segunda-feira, 13, que…
Kate Cassidy, influenciadora que namorava Liam Payne quando ele morreu em outubro de 2024, usou…
O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa…
This website uses cookies.