A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) está retirando seus inspetores do Irã por questões de segurança, rompendo os laços entre a agência e Teerã, que no início desta semana suspendeu a cooperação com a organização, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
A equipe de inspetores foi levada por via terrestre para fora do Irã, apesar das partidas internacionais dos principais aeroportos iranianos terem retomado as operações normais após um conflito de 12 dias com Israel, disseram duas das fontes.
Desde a ofensiva de Israel contra o Irã, em 13 de junho, os profissionais estavam impossibilitados de visitar as instalações nucleares do país.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, havia ordenado na quarta-feira, 2, a suspensão da cooperação do país com a AIEA, após ataques aéreos americanos e israelenses atingirem suas instalações nucleares mais importantes.
Os ataques provavelmente limitaram ainda mais a capacidade dos inspetores de rastrear o programa de Teerã, que vinha enriquecendo urânio a níveis próximos aos necessários para a fabricação de armas.
(Com agências internacionais)
Por: Estadão Conteúdo
Neste domingo, os nativos sentirão as emoções mais intensas. Haverá convite à introspecção e à…
Assumidamente revoltado com a arbitragem de Lucas Casagrande (PR) na derrota do Grêmio para o…
Yuri Alberto viveu um sábado especial na Neo Química Arena. Autor de um dos gols…
Foi sofrido, mas o Corinthians conseguiu encerrar seu pior jejum de vitórias em casa no…
Na luta contra o rebaixamento da Série B, Ferroviária e América-MG se enfrentaram na noite…
O Ministério da Saúde informou na noite deste sábado, 4, que iniciou a distribuição de…
This website uses cookies.