Categories: Últimas Notícias

‘O mais brasileiro dos argentinos’


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 21/04/2025 20:52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do papa Francisco, morto nesta segunda-feira, 21, e o chamou de representante “do acolhimento, da paz e da esperança” na Igreja Católica. Lula também chamou Francisco de “o mais brasileiro dos argentinos” ao lembrar da paixão dele pelo futebol. O bispo de Roma era torcedor ilustre do San Lorenzo de Almagro, clube de Buenos Aires.

“Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do papa Francisco. Do sorriso que iluminava a tudo e a todos, o entusiasmo pela vida, o bom humor, o otimismo e a paixão pelo futebol, qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos”, afirmou.

Lula também afirmou que, durante o papado de Francisco, iniciado em 2013, o bispo de Roma teve uma atenção maior com os excluídos. O petista também destacou os alertas feitos por ele sobre a crise climática, as ameaças de destruição do planeta e as recentes guerras.

“Francisco foi o papa de todos, mas principalmente o dos excluídos, os dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não tem voz, das vítimas da fome e do abandono”, afirmou Lula.

Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, devem ir ao Vaticano acompanhar o velório do pontífice. Em testamento, Francisco pediu para ser sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma. A comitiva presidencial deve ser definida nesta terça-feira, 22, e a data da viagem depende dos protocolos do Vaticano.

Horas depois do Vaticano anunciar a morte de Francisco – que tinha 88 anos – o governo federal emitiu uma nota de pesar. Lula disse que o bispo de Roma foi uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

“O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, disse Lula, que também decretou luto oficial no País de sete dias como homenagem ao pontífice.

O Vaticano divulgou que Francisco morreu na madrugada desta segunda devido a um acidente vascular cerebral (AVC) e um colapso cardiocirculatório. O novo papa deve ser definido nos próximos dias após um conclave – eleição interna entre os cardeais da Santa Sé.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Boxe brasileiro garante quatro lugares no pódio no Mundial de Liverpool

O boxe brasileiro garantiu, nesta quarta-feira, quatro medalhas no Mundial de Liverpool, na Inglaterra. Rebeca…

4 minutos ago

SP Open: Luisa Stefani e Timea Babos vencem em estreia das duplas

A brasileira Luisa Stefani e a húngara Timea Babos iniciaram a chave de duplas do…

10 minutos ago

Lula diz que enviará projeto de lei para incentivar futebol feminino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (10), que enviará na sexta-feira…

30 minutos ago

Thiago Silva marca no fim, elimina Bahia e coloca Fluminense na semifinal da Copa do Brasil

Resiliente, o Fluminense batalhou e conseguiu furar a retranca do Bahia nesta quarta-feira, no Maracanã.…

34 minutos ago

Protesto de moradores da Favela do Moinho tem bombas de efeito moral e vias interditadas

Um protesto de moradores da Favela do Moinho, na região central de São Paulo, provocou…

47 minutos ago

This website uses cookies.