Categories: Últimas Notícias

‘O mais brasileiro dos argentinos’


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 21/04/2025 20:52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do papa Francisco, morto nesta segunda-feira, 21, e o chamou de representante “do acolhimento, da paz e da esperança” na Igreja Católica. Lula também chamou Francisco de “o mais brasileiro dos argentinos” ao lembrar da paixão dele pelo futebol. O bispo de Roma era torcedor ilustre do San Lorenzo de Almagro, clube de Buenos Aires.

“Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do papa Francisco. Do sorriso que iluminava a tudo e a todos, o entusiasmo pela vida, o bom humor, o otimismo e a paixão pelo futebol, qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos”, afirmou.

Lula também afirmou que, durante o papado de Francisco, iniciado em 2013, o bispo de Roma teve uma atenção maior com os excluídos. O petista também destacou os alertas feitos por ele sobre a crise climática, as ameaças de destruição do planeta e as recentes guerras.

“Francisco foi o papa de todos, mas principalmente o dos excluídos, os dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não tem voz, das vítimas da fome e do abandono”, afirmou Lula.

Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, devem ir ao Vaticano acompanhar o velório do pontífice. Em testamento, Francisco pediu para ser sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma. A comitiva presidencial deve ser definida nesta terça-feira, 22, e a data da viagem depende dos protocolos do Vaticano.

Horas depois do Vaticano anunciar a morte de Francisco – que tinha 88 anos – o governo federal emitiu uma nota de pesar. Lula disse que o bispo de Roma foi uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

“O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, disse Lula, que também decretou luto oficial no País de sete dias como homenagem ao pontífice.

O Vaticano divulgou que Francisco morreu na madrugada desta segunda devido a um acidente vascular cerebral (AVC) e um colapso cardiocirculatório. O novo papa deve ser definido nos próximos dias após um conclave – eleição interna entre os cardeais da Santa Sé.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Brasil apoia entrada da Malásia como membro pleno do Brics, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira, 27, em entrevista coletiva…

10 minutos ago

Zelenski quer expansão de ataques de longo alcance contra refinarias de petróleo da Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, anunciou nesta segunda-feira (27) que o país pretende "ampliar…

11 minutos ago

Vini Jr. fica furioso após ser substituído em Real x Barça: ‘Vai tomar no c…’

A relação de Vinícius Jr. e Xabi Alonso ganhou mais um episódio que demonstra que…

12 minutos ago

Belo Horizonte cria lei para comemorar ‘fidelidade conjugal e casamento monogâmico’

Uma lei sancionada pelo prefeito de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião (União Brasil), na sexta-feira,…

17 minutos ago

Ouro cai quase 3% com redução na demanda por ativos de segurança

O ouro fechou a sessão desta segunda-feira (27) em queda, chegando a cair abaixo do…

18 minutos ago

Israel descarta presença de tropas turcas em Força Internacional para Gaza

Israel não permitirá que tropas turcas participem da Força Internacional proposta pelos Estados Unidos para…

19 minutos ago

This website uses cookies.