Nvidia anuncia abertura de plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan


O CEO da Nvidia, Jensen Huang, anunciou nesta segunda-feira, 19, na feira Computex, em Taiwan, que a empresa abrirá sua plataforma de servidores de inteligência artificial (IA) para fabricantes de chips rivais, como Qualcomm e Marvell Technology. Segundo nota da empresa, o novo sistema, chamado NVLink Fusion, permite às indústrias construir infraestruturas de IA parcialmente personalizadas.

“Uma mudança tectônica está em andamento: pela primeira vez em décadas, os data centers precisam ser fundamentalmente remodelados – a IA está sendo incorporada a todas as plataformas de computação”, disse Huang.

No evento, Huang também mencionou que a Nvidia e a Foxconn, principal fornecedora para fabricação do iPhone da Apple, vão aprofundar parceria e trabalhar com o governo taiwanês para construir supercomputadores desktop DGX Spark e DGX Station. O sistema fornecerá infraestrutura Nvidia Blackwell de última geração para pesquisadores, startups, indústrias e agências governamentais usarem IA com “eficiência”.

Dentro outros anúncios, a gigante fabricante de chips informou que está acelerando a transição de infraestrutura “trilionária” para fábricas de IA empresarial com servidores Nvidia RTX PRO e um novo design validado pela Nvidia Enterprise AI Factory para a construção de data centers que oferecem aceleração universal para IA, design, engenharia e aplicativos de negócios. As soluções de servidores RTX PRO serão adotadas completamente pela Cisco, Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise e Lenovo. Data centers da Asus, Super Micro e outras empresas também oferecerão os sistemas.

Ainda, a Nvidia anunciou o Isaac GR00T N1.5, o primeiro robô humanoide da empresa com modelo aberto, generalizado e totalmente customizável, além de sistemas Nvidia Blackwell para acelerar o desenvolvimento de robôs humanoides. Huang chamou o setor de “próxima revolução industrial”, especialmente o desenvolvimento de cérebros robôs com IA.

Apesar da série de novidades em IA, a ação da Nvidia passou a manhã em forte queda, em meio ao mau humor generalizado em Wall Street. Com a melhora no sentimento de risco, os papéis da fabricante de chips tinham alta marginal de 0,07%, às 14h20 (de Brasília).

*Com informações da Dow Jones Newswires



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

O governo federal projeta entregar mais 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) até o mês de março,…

22 minutos ago

Queda de árvore na Avenida Mato Grosso provoca acidente e deixa adolescente ferido

Uma árvore de grande porte caiu no início da noite desta quarta-feira , 28, na…

2 horas ago

Sebrae lança projeto para impulsionar o setor gastronômico em Formosa | ASN Goiás

O gerente regional do Sebrae Entorno do Distrito Federal, Cleber Chagas, reforçou, em seu pronunciamento,…

3 horas ago

Polícia Civil prende mulher por aplicar golpe com comprovantes falsos de PIX em supermercado de Goianésia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de…

4 horas ago

Guia de finanças pessoais: como organizar o orçamento em 2026

Organizar as finanças pessoais se tornou uma prioridade para milhões de brasileiros no início de…

8 horas ago

37º Batalhão da Polícia Militar intensifica fiscalização de trânsito em Pirenópolis

O 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Pirenópolis, intensificou as ações de…

9 horas ago

This website uses cookies.