‘Nunca agimos contra sua recuperação’


Em meio à polêmica com o Flamengo envolvendo a convocação de Gonzalo Plata, o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Francisco Egas, quebrou o silêncio nesta terça-feira e rebateu as críticas feitas pelo clube carioca. Segundo ele, a entidade sempre manteve comunicação com o time rubro-negro e agiu com transparência durante todo o processo.

“Lamento as declarações de Filipe Luís e também a nota do Flamengo, porque em todo momento estávamos em comunicação com eles. Beccacece [técnico do Equador] visitou Gonzalo Plata no Brasil e falou com todos do Flamengo”, afirmou Egas.

O mandatário da FEF negou qualquer conduta indevida da equipe médica equatoriana, acusada pelo Flamengo de realizar procedimentos à revelia do clube carioca na residência do jogador. De acordo com Egas, o atendimento ao atleta foi realizado com conhecimento prévio e em coordenação com o departamento médico do clube.

“Tudo o que fizemos com respeito a Gonzalo Plata foi com o conhecimento das pessoas do Flamengo. Estávamos em constante contato e fomos claros: o objetivo sempre foi apoiar o tratamento. Não fizemos nada que pudesse prejudicar sua recuperação”, garantiu.

Egas ainda revelou que o próprio Flamengo autorizou, em um primeiro momento, a liberação de Plata para se apresentar à seleção no dia 2 de junho, com a intenção inicial de integrá-lo diretamente à disputa do Mundial de Clubes. A mudança de postura da equipe brasileira teria ocorrido posteriormente.

“Temos o e-mail autorizando a liberação de Gonzalo no dia 2 e pedindo que o enviássemos diretamente ao Mundial de Clubes do dia 11. Entendemos que depois mudaram de critério e passaram a priorizar a permanência do jogador para suas competições. Ainda assim, decidimos que Plata viria se apresentar, que seria avaliado por nossa equipe médica, e só então tomaríamos qualquer decisão.”

O presidente reiterou que a seleção equatoriana não colocará em risco a integridade física do atacante. “É impossível pensar que vamos arriscar um dos nossos melhores jogadores, que é importante para o presente e o futuro da seleção. Queremos tê-lo conosco por muito tempo.”

Gonzalo Plata sofreu um edema ósseo no joelho direito em 19 de abril, durante clássico contra o Vasco, e está afastado dos gramados há mais de um mês. Ele não joga desde a vitória sobre o Botafogo-PB, em 30 de abril, pela Copa do Brasil. Mesmo assim, foi convocado para os jogos do Equador contra Brasil, no dia 5, em Guayaquil, e Peru, no dia 10, em Lima, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Por decisão do STF, Bolsonaro é transferido da PF para a Papudinha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira, 15, da Superintendência da Polícia Federal,…

3 minutos ago

Mercado pet é impulsionado por transformações e inovações | ASN Goiás

O vínculo entre pessoas e animais nunca esteve tão forte. Essa transformação cultural, que trouxe…

2 horas ago

PCGO cumpre buscas em operação contra golpe do falso parente – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida…

4 horas ago

Tecnologia em 2026: tendências que estão transformando o dia a dia das pessoas

A tecnologia segue avançando em ritmo acelerado e, em 2026, seu impacto no cotidiano das…

6 horas ago

PCGO fecha fábrica clandestina de alimentos e retira mais de 1 tonelada de produtos impróprios do mercado em Goiânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra…

6 horas ago

This website uses cookies.