O novo presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, prometeu nesta quarta-feira, 4, ao tomar posse, retomar as conversas adormecidas com a Coreia do Norte e reforçar a parceria trilateral com os Estados Unidos e o Japão.
Lee, que ascendeu da pobreza na infância para se tornar o principal político liberal da Coreia do Sul, venceu as eleições presidenciais realizadas na véspera com 49,4% dos votos. O conservador Kim Moon-soo ficou com 41,1% da preferência do eleitorado.
Originalmente programado para 2027, o pleito foi antecipado por causa do impeachment do presidente Yoon Suk Yeol, após uma desastrosa tentativa de golpe no fim do ano passado.
Ao discursar durante a posse na Assembleia Nacional, Lee disse que lidará com as ameaças nucleares da Coreia do Norte com “forte dissuasão” baseada na sólida aliança militar com os Estados Unidos. O novo presidente afirmou ainda que pretende abrir “um canal de comunicação com a Coreia do Norte”.
“Através de uma diplomacia pragmática baseada nos interesses nacionais, transformaremos a crise gerada pela grande mudança nos cenários econômicos e de segurança globais em uma oportunidade para maximizar nossos interesses nacionais”, disse Lee. Fonte: Associated Press.*
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
Os gatos estão presentes em lares de diferentes países e conquistaram admiradores graças à sua…
Encontrar maneiras reais de economizar se tornou uma prioridade para consumidores de todas as idades.…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais…
As receitas tradicionais ajudam a tornar o Natal ainda mais especial, pois carregam memórias, afeto…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc),…
À medida que o ano se aproxima do fim, muitas pessoas sentem uma intensificação emocional,…
This website uses cookies.