A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira, 22, que o novo marco do licenciamento ambiental pode ter um “impacto negativo” na negociação do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia. A declaração ocorreu em entrevista à Globonews.
O Senado aprovou na quarta-feira, 21, o projeto de lei 2.159/2021, que estabelece a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. A partir da nova regulamentação, algumas empresas e entidades são dispensadas de apresentar licenciamento.
Ambientalistas criticaram o projeto, o chamando de “mãe das boiadas”, argumentando que ele isentaria muitas atividades agropecuárias de licenciamento.
O Ministério do Meio Ambiente também se posicionou contra a proposição, ressaltando que o PL foi omisso em relação à crise climática.
A questão ambiental é um ponto de resistência da União Europeia para fechar o acordo de livre comércio com o Mercosul.
“Na minha opinião e de vários especialistas, no momento que nós estamos fazendo a finalização do acordo União Europeia-Mercosul, isso marco do licenciamento ambiental pode ter um impacto altamente negativo”, afirmou a ministra.
Marina prosseguiu: “Primeiro, uma das questões fundamentais para que fechássemos o acordo, além de outros aspectos, obviamente, foi o fato de termos políticas públicas que estão conseguindo combater desmatamento, cumprir com aquilo que nós estabelecemos no âmbito do Acordo de Paris.”
Segundo ela, “com certeza, esses processos ficarão comprometidos e questões podem ser reabertas”, por causa das mudanças estabelecidas pelo novo marco regulatório.
Por: Estadão Conteúdo
A intenção de consumir em agosto teve queda em ambas as faixas de renda analisadas…
A pendência que o Corinthians tem com o Talleres, referente à contratação do meia Rodrigo…
A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Beth Hammack, afirmou…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou nesta quinta-feira, 21, que deverá se…
A Justiça de São Paulo autorizou a TV Record a realizar uma entrevista com o…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou a condução do vice-presidente da República e ministro…
This website uses cookies.