Nova contraproposta da Petrobras sobre ACT 2025 frustra petroleiros


A nova contraproposta da Petrobras para o Acordo Coletivo de Trabalho 2025 (ACT), apresentada em reunião nesta quinta-feira, 16, à Federação Única dos Petroleiros (Fup) e seus sindicatos desagradou mais uma vez a categoria. Segundo a Fup, a estatal ignorou as principais cláusulas sociais e econômicas, além de não querer repor a inflação do período.

“Queremos discutir ganho real de salário, não apenas reposição inflacionária”, afirmou em nota, após o encontro, o coordenador-geral da Fup, Deyvid Bacelar. Segundo ele, os trabalhadores representam 6% dos custos totais da Petrobras.

Diante do impasse, o Conselho Deliberativo (CD) da Fup se reúne no dia 22 para avaliar a proposta e definir os próximos passos da campanha salarial.

Pontos considerados importantes pela entidade sindical ficaram de fora da discussão, informaram, como uma solução para o fim dos equacionamentos da Petros, questões do AMS (o plano de saúde dos petroleiros), entre outros, e apenas propôs a correção do Vale Alimentação e Vale Refeição (VA/VR).

Ainda de acordo com a Fup, não houve qualquer posicionamento da companhia em relação à incorporação dos trabalhadores das subsidiárias, à negociação do Plano de Cargos, à recomposição de efetivos de pessoal, à convocação de todo o cadastro de reserva dos concursados, à redução da jornada de trabalho sem redução de salário, à ampliação do teletrabalho e a outras reivindicações relevantes que foram defendidas pela Fup nas reuniões de setembro.

A Petrobras e os sindicatos da categoria iniciaram as discussões sobre o ACT 2025 no início de setembro. Desde lá, já foram realizadas 10 reuniões, incluindo a de hoje.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘É lamentar o que fizemos’

Com a derrota em Porto Alegre, por 2 a 0, para o Grêmio, nesta quinta-feira,…

19 minutos ago

Vini Jr. é o único brasileiro na lista de jogadores mais bem pagos do mundo

Único brasileiro na lista dos jogadores de futebol mais bem pagos do mundo, Vinicius Júnior…

45 minutos ago

PL vai usar brecha legal para tentar salvar mandato de Eduardo Bolsonaro

Depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), frustrar o plano inicial…

59 minutos ago

Lula lançará programa de crédito de R$ 40 bilhões para reformas de casas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança na segunda-feira, 20, o Programa Reforma Casa…

1 hora ago

Investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio

Ao mesmo tempo em que andava a investigação sobre o esquema bilionário de evasão de…

1 hora ago

This website uses cookies.