O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 21, que o governo federal tem condições de trazer a inflação para a meta – de 3% -, apesar de ter dito que, desde a criação do Plano Real, em apenas três anos a inflação ficou abaixo de 4%.
“O ideal é trazer o mais perto possível de 3%, como já aconteceu. Poucas vezes, é verdade. Eu vou te dizer uma coisa, desde que existe o Plano Real, em apenas três anos a inflação ficou abaixo de 4%. Nos 26 anos de Plano Real, em apenas três, a inflação ficou abaixo de 4%, não de 3, de 4%. Os países todos estão com dificuldade em trazer a inflação para a meta. Mas nós temos condição de apertar para a inflação cair”, disse em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
Ele reconheceu ainda que o cenário externo e inflação fora da meta prejudicam a retomada do grau de investimento. “O mundo precisa ajudar um pouquinho, porque a economia internacional não está legal, a taxa de juros nos Estados Unidos ainda está muito alta, nós ainda temos aqui um trabalho a fazer para ajustar as contas públicas que foram herdadas. Depois de 10 anos de muito déficit, a gente está tentando recuperar as contas públicas”, avaliou.
Ele repetiu ainda que o cenário indica que o Brasil terá uma super safra este ano, o que contribuirá para a queda do dólar que, segundo ele, já está em processo de melhora. Ele também reforçou que o Banco Central tem feito sua parte, com aumento de juros, para amenizar a pressão da demanda agregada sobre os preços.
Por Estadão
Os cinemas brasileiros recebem, nesta quarta-feira (08/01), a estreia de cinco novas produções, oferecendo uma…
A empresa SINASC está com vagas abertas para o cargo de Auxiliar de Obras, com…
O riso, muitas vezes visto apenas como uma reação a situações engraçadas, desempenha um papel…
A Polícia Militar de Goianésia, por meio da Força Tática do 23º Batalhão da Polícia…
Com uma rotina cada vez mais corrida, nem sempre é fácil encaixar uma ida ao…
As férias chegaram e, com elas, um intervalo precioso em que o tempo desacelera. Seja…
This website uses cookies.