O Morena, partido que governa o México, se encaminha para assumir o controle total da Suprema Corte do país, segundo os resultados preliminares das eleições judiciais realizadas no domingo, 1º.
Com 85% da apuração dos votos para a Suprema Corte concluída, os juízes que aparecem nas nove primeiras posições têm fortes vínculos ou afinidade ideológica com o governo de Claudia Sheinbaum. Caso o resultado se confirme, estará encerrado um período de relativo equilíbrio de forças, durante o qual a Suprema Corte proporcionou muitos avanços.
A reforma judicial que introduziu as eleições para juízes no México foi aprovada no fim do ano passado, ainda no governo de Andrés Manuel López Obrador, que indicou Sheinbaum como sucessora.
Especialistas temem que a mudança afete o equilíbrio entre os três Poderes no México. Sheinbaum, porém, celebrou a realização do pleito e disse que o país é o “mais democrático do mundo”.
O candidato mais votado para a Suprema Corte é um advogado de origem indígena, Hugo Aguilar. Atrás dele, vêm três juízas indicadas por Obrador que aceitaram participar das eleições para tentar se manter nos cargos. Fonte: Associated Press.
Por: Estadão Conteúdo
O Consórcio Infraestrutura PR, formado pela EPR e um fundo de investimento da Perfin, arrematou…
A oração dos 21 dias do Arcanjo Miguel tem ganhado destaque entre pessoas que buscam…
Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) manterá o Pronto-Socorro funcionando normalmente durante…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 22, projeto de…
A Caixa informou que seu acervo não identificou, até o momento, nenhuma conta de escravizado…
A morte de Ace Frehley, guitarrista e membro fundador do Kiss, será investigada mais a…
This website uses cookies.