O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira, 22, que o Brasil não pode admitir o cerceamento da “jurisdição doméstica” por “agentes estrangeiros”.
A manifestação vem após ameaças de sanção do governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes.
“A autonomia normativa representa imperativo da autodeterminação democrática”, escreveu o ministro em publicação no X.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse na quarta-feira, 21, que “há grande possibilidade” de Alexandre de Moraes ser alvo de sanções por parte do governo de Donald Trump.
Sem mencionar expressamente o episódio, Gilmar Mendes também defendeu que “cabe a cada Estado, mediante aparato institucional próprio, salvaguardar preceitos democráticos”.
“A experiência brasileira mostrou nos últimos anos que câmaras de eco e manifestações extremistas corroem os fundamentos republicanos”, acrescentou o decano.
Moraes já havia sido atacado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos – órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores – em fevereiro, após decretar o bloqueio do X e do Rumble, duas plataformas norte-americanas, no território brasileiro.
Na ocasião, o Departamento de Estado publicou nas redes sociais que as decisões do ministro são “incompatíveis com os valores democráticos”. A postagem foi compartilhada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Além disso, o Rumble e a empresa Trump Media, ligada ao presidente americano, processaram o ministro perante a Justiça dos Estados Unidos.
Moraes reagiu na ocasião e fez um discurso no STF em defesa da soberania do Brasil e contra o “imperialismo”. Desta vez, o ministro mantém silêncio sobre a ofensiva.
Por: Estadão Conteúdo
A primeira semana de dezembro se abrirá como um portal energético de renovação e ajustes…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Joaquim Alves da Silva, ocorrido neste domingo,…
A primeira segunda-feira de dezembro trará energias astrológicas que mexerão com as emoções de cada…
Um empate que não deixou ninguém satisfeito na Neo Química Arena. Neste domingo (30), Corinthians…
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro desde a décima rodada, o Fortaleza deu um…
Em 1983, o baiano Moraes Moreira já cantava: “agora como é que eu me vingo…
This website uses cookies.