Não podemos permitir retrocessos e golpe mortal na legislação ambiental


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira, 5, em pronunciamento na rede nacional de rádio e televisão, que não pode haver retrocessos na legislação ambiental. A ministra fez referência à discussão do Lei Geral do Licenciamento Ambiental, debatida no Congresso e que conta com apoiadores na Esplanada, como o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro.

“Precisamos aprimorar nossas políticas públicas e nossa legislação ambiental, mas sem permitir retrocessos que ponham a perder um esforço de décadas da sociedade brasileira que pode se orgulhar de ter uma das mais completas e bem avaliadas leis ambientais do mundo”, disse Marina.

Marina alertou sobre a tentativa de se aplicar um “golpe mortal” na legislação em nome da “agilização das licenças ambientais”. Segundo a chefe do Meio Ambiente, o cenário atual cobra por “mais responsabilidade” dos agentes públicos.

“Não podemos permitir que, em nome da agilização das licenças ambientais, seja desferido um golpe mortal em nossa legislação, justamente quando o desequilíbrio ecológico, que está acelerando as mudanças climáticas, nos cobra mais responsabilidade”, declarou a ministra.

No pronunciamento, que durou quatro minutos e 22 segundos, Marina também fez um balanço das ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela disse que a gestão conseguiu reduzir pela metade o desmatamento na Amazônia e em 32% em todo o território nacional.

Marina disse ainda que a pasta está colocando em prática o Plano Clima, que trabalha com metas e compromissos “ambiciosos” contra o aquecimento global. A ministra frisou também que o governo é orientado por ciência, justiça social e investimentos consistentes em políticas ambientais. No início do pronunciamento, ela destacou que Lula possui um “compromisso com a vida”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fortaleza busca fôlego no Brasileirão ao receber o confiante Mirassol

Fortaleza e Mirassol se enfrentam neste domingo, às 18h30, na Arena Castelão, em confronto válido…

8 minutos ago

Avião volta após homem tentar invadir cabine

Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 07:15 Um avião da EasyJet que…

16 minutos ago

Governo dos EUA quer enviar salvadorenho para Uganda

Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 07:10 Os Estados Unidos querem deportar…

28 minutos ago

Corinthians tenta bater Vasco para não ver o rebaixamento de perto

A sensação de que as coisas iriam melhorar após eliminar o rival Palmeiras na Copa…

29 minutos ago

6 orações para o Dia de São Bartolomeu

Em 24 de agosto é celebrado o Dia de São Bartolomeu. Também chamado de Natanael…

35 minutos ago

São Paulo tenta aproveitar embalo para quebrar tabu contra Atlético-MG no Brasileirão

O São Paulo recebe o Atlético-MG neste domingo, às 20h30, no MorumBis. A partida válida…

1 hora ago

This website uses cookies.