O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou nesta segunda-feira, 19, que não há risco de contaminação de gripe aviária pelo consumo de aves e ovos. A expectativa é que amanhã seja concluída a desinfecção da granja em Montenegro (RS), único caso confirmado em granja comercial no País. Os colaboradores da granja estão isolados e sendo monitorados.
Ele reforçou há pouco que o Brasil pode declarar o fim da emergência zoossanitária da gripe aviária após 28 dias, se não houver notificação de outro caso. “A partir de quarta-feira começa a ser contabilizado 28 dias de conclusão de foco de gripe aviária”, disse.
Há também expectativa de que os países possam regionalizar a restrição ao frango brasileiro antes de 28 dias. Ainda não deu tempo de concluir o protocolo de regionalização com a China. Ou seja, focalizar a restrição apenas para a área onde foi identificado o caso.
O secretário Adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, disse que foram recebidas manifestações de 11 países sobre restrições ao frango brasileiro. México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina suspenderam as compras de todo Brasil. Cuba e Bahrein suspenderam compras de frango do RS, Japão suspendeu de Montenegro.
Já Cingapura comunicou a suspensão de compras de frango do raio de 10km do local onde ocorreu a notificação. O Brasil parou ainda de certificar exportações de frango brasileiro para China e União Europeia
Por: Estadão Conteúdo
Lalu Muhamad Iqbal, governador da província de Nusa Tenggara Ocidental (NTB), na Indonésia, onde está…
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai atender ao pedido de nova autópsia do…
A derrota por 2 a 0 da Internazionale de Milão para o Fluminense, nas oitavas…
Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…
Eliminada nas oitavas de final do Mundial de Clubes após derrota por 2 a 0…
O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira a renovação de contrato do volante Lucas Silva até o…
This website uses cookies.