‘Não é possível abrir mão’


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que há uma “celeuma no Brasil” quanto à exploração de petróleo na Margem Equatorial, na bacia do rio Amazonas. Lula defendeu a pesquisa por parte da Petrobras na região e afirmou que “não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite” e que “é preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil”.

“Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Foi dada licença do Ibama para que a Petrobras comece a fazer pesquisa. Tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite”, declarou o presidente, em reunião com representantes da Mercedes-Benz no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira, 30.

E completou: “É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil. Por isso precisamos pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente, com a responsabilidade que o Brasil tem de mostrar ser o País mais perfeito do ponto de vista da transição energética no mundo.”

A reunião foi fechada à imprensa, mas a Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou a gravação do encontro. Também participaram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Trabalho, Luiz Marinho.

Lula questionou Silveira sobre a política de biocombustíveis logo após falar sobre a Margem Equatorial. O ministro disse que “o biocombustível é para o Brasil o que o petróleo é para a Arábia Saudita”. Segundo ele, “o equilíbrio entre as políticas públicas do petróleo e do biocombustível é que faz com que o Brasil chegue à COP de forma altiva, mostrando que Brasil é grande protagonista da descarbonização do planeta”.

Sobre a Margem Equatorial, Silveira disse que “o petróleo não é questão de oferta, é de demanda”.

“Enquanto o mundo demandar petróleo, Brasil não pode abrir mão da riqueza, desse mineral importante, para continuarmos a combater a miséria, a fome, entregando o País com o legado que o senhor (Lula) tem entregado”, declarou o ministro.

‘Mais que uma empresa de petróleo’

Lula disse que a Petrobras “é mais que uma empresa de petróleo” e “vai se transformar, com o tempo, em uma empresa de energia”.

“Depois que aprovamos (a lei do) combustível do futuro, toda a matriz energética nossa vai mudar. Vamos continuar usando petróleo enquanto for necessário. Mas é importante: a Petrobras é tão importante para o Brasil que é mais que uma empresa de petróleo. Ela vai se transformar, com o tempo, em uma empresa de energia. E aí o sucesso será total e absoluto”, declarou o presidente.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

8 passos para desapegar e transformar a vida

Desapegar vai muito além de simplesmente se livrar de objetos materiais. Esse processo também envolve…

4 minutos ago

Sob comoção e homenagens, policial do Bope morto em operação é enterrado na zona oeste do Rio

O corpo do policial Heber Carvalho da Fonseca, de 39 anos, foi enterrado no início…

13 minutos ago

Cautela pós-Fed e com acordo EUA-China limita alta do Ibovespa por minério e Vale

Após três fechamentos recordes, o Ibovespa abriu em queda nesta quinta-feira, 30, mas passou a…

14 minutos ago

Confira resultado do sorteio de outubro do Nota Fiscal Goiana – Portal Goiás

Sorteio eletrônico da Nota Fiscal Eletrônica: Goiânia tem a maioria dos ganhadores deste mês (Foto:…

17 minutos ago

Senado dos EUA vota por fim das tarifas impostas por Trump a países parceiros

O Senado dos EUA aprovou em votação no período da tarde desta quinta-feira, 30, o…

20 minutos ago

César Tralli se despede do JH e diz que está com ‘friozinho na barriga’

Nesta quinta-feira, 30, César Tralli apresentou, pela última vez, o Jornal Hoje, na TV Globo.…

22 minutos ago

This website uses cookies.