‘Não é possível abrir mão’


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que há uma “celeuma no Brasil” quanto à exploração de petróleo na Margem Equatorial, na bacia do rio Amazonas. Lula defendeu a pesquisa por parte da Petrobras na região e afirmou que “não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite” e que “é preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil”.

“Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Foi dada licença do Ibama para que a Petrobras comece a fazer pesquisa. Tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite”, declarou o presidente, em reunião com representantes da Mercedes-Benz no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira, 30.

E completou: “É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil. Por isso precisamos pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente, com a responsabilidade que o Brasil tem de mostrar ser o País mais perfeito do ponto de vista da transição energética no mundo.”

A reunião foi fechada à imprensa, mas a Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou a gravação do encontro. Também participaram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Trabalho, Luiz Marinho.

Lula questionou Silveira sobre a política de biocombustíveis logo após falar sobre a Margem Equatorial. O ministro disse que “o biocombustível é para o Brasil o que o petróleo é para a Arábia Saudita”. Segundo ele, “o equilíbrio entre as políticas públicas do petróleo e do biocombustível é que faz com que o Brasil chegue à COP de forma altiva, mostrando que Brasil é grande protagonista da descarbonização do planeta”.

Sobre a Margem Equatorial, Silveira disse que “o petróleo não é questão de oferta, é de demanda”.

“Enquanto o mundo demandar petróleo, Brasil não pode abrir mão da riqueza, desse mineral importante, para continuarmos a combater a miséria, a fome, entregando o País com o legado que o senhor (Lula) tem entregado”, declarou o ministro.

‘Mais que uma empresa de petróleo’

Lula disse que a Petrobras “é mais que uma empresa de petróleo” e “vai se transformar, com o tempo, em uma empresa de energia”.

“Depois que aprovamos (a lei do) combustível do futuro, toda a matriz energética nossa vai mudar. Vamos continuar usando petróleo enquanto for necessário. Mas é importante: a Petrobras é tão importante para o Brasil que é mais que uma empresa de petróleo. Ela vai se transformar, com o tempo, em uma empresa de energia. E aí o sucesso será total e absoluto”, declarou o presidente.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Retrospectiva: atletismo e judô são destaques na temporada paralímpica

O ano do esporte paralímpico no país, o primeiro do ciclo dos Jogos de Los…

3 horas ago

8 banhos energéticos para se preparar para 2026

Os banhos energéticos são práticas ancestrais que ajudam a renovar as energias, harmonizar sentimentos e…

3 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 27/12/2025

Este sábado trará questionamentos sobre escolhas, relações e responsabilidades, mas também abrirá espaço para reorganizar…

9 horas ago

Pessoa desaparecida em Goianésia: família pede ajuda para localizar homem de 34 anos

A Polícia Militar e familiares buscam informações sobre o paradeiro de Luis Gustavo de Oliveira,…

12 horas ago

Marrocos empata com Mali pela Copa Africana de Nações

O Marrocos empatou pelo placar de 1 a 1 com Mali, na noite desta sexta-feira…

14 horas ago

Meu, Chapa! aumenta 30% do faturamento com consultoria do Sebrae | ASN Goiás

Acostumado a trabalhar em grandes empresas, foi na busca de tranquilidade que Danilo Carvalho Borges…

15 horas ago

This website uses cookies.