não basta governo vetar licenciamento ambiental, mas ‘colocar algo no lugar’


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse, nesta terça-feira, 29, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um trabalho minucioso para preservar as bases do licenciamento ambiental, após a Câmara dos Deputados aprovar projeto de lei que altera o modelo atual.

“Toda estratégia do governo é tendo claro que não basta vetar – é preciso que a gente coloque algo no lugar. E esse pensar tem a ver com as alternativas que a lei faculta ao Poder Executivo. Ou você faz essa reparação por projeto de lei ou por medida provisória”, afirmou Marina.

No Palácio do Planalto, a discussão sobre a possibilidade de veto é feita pelas pastas da Casa Civil, Meio Ambiente e Relações Institucionais. “Já existe uma decisão, de que é preciso preservar o licenciamento ambiental brasileiro, que é necessário não demolir uma das principais ferramentas de preservação ambiental no Brasil”, disse Marina. “O presidente vai estar muito bem orientado para tomar a decisão. E foi ele que pediu para fazermos esse trabalho minucioso para preservar as bases do licenciamento ambiental brasileiro.”

O projeto de lei do novo licenciamento ambiental foi aprovado no Congresso Nacional ainda neste mês de julho, após a Câmara dos Deputados dar aval a mudanças no texto feitas pelo Senado Federal.

Defensores do texto apontam morosidade e excesso de exigência no modelo atual. Já os críticos veem riscos ecológicos com a reforma.

Outro risco é de contestações jurídicas caso a caso, especialmente em projetos isentos de licença. Também pode parar na Justiça a definição dos parâmetros para classificar quais os empreendimentos de pequeno e médio portes, por exemplo, uma vez que cada Estado poderá adotar seus critérios.

Os ministérios do Meio Ambiente e da Casa Civil recomendarão o veto a Lula, mas ainda não há definição sobre a decisão do presidente.

Ao Estadão, Marina disse que o novo licenciamento ambiental é “extremamente duvidoso”. “Os defensores do PL do Licenciamento Ambiental alegam que ele trará modernização e redução da burocracia, mas ocorrerá exatamente o contrário”, afirmou a ministra. “Ao não explicitar as competências dos conselhos nacional e estaduais de meio ambiente no estabelecimento de regras para o licenciamento, o projeto abre enorme terreno para a judicialização.”

Entre os pontos que podem ser apontados como inconstitucionais, segundo especialistas, estão:

– a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), autodeclaratória e já aplicada para empreendimentos de baixo porte em alguns Estados e cidades. Agora o modelo é previsto para todo o País e inclui empreendimentos de médio porte. Mas o STF já julgou inconstitucional, em ao menos três ações, a dispensa de licença para empreendimentos de médio impacto.

– dispensa da licença para boa parte das atividades de agronegócio e infraestrutura.

– a nova lei só prevê consulta à Funai em terras indígenas ou quilombolas homologadas, o que pode ser visto como uma violação ao direito constitucional desses grupos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 07/11/2025

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros poderá influenciar a maneira como cada signo se comporta.…

1 hora ago

Vitor Roque decide e Palmeiras vence clássico com Santos no Brasileiro

O Palmeiras conquistou uma importante vitória na caminhada em busca do título do Campeonato Brasileiro.…

3 horas ago

Ferroviária será mandante na final da Copa do Brasil Feminina

A Ferroviária será o mandante na grande decisão da Copa do Brasil Feminina diante do…

7 horas ago

Bolo de liquidificador: 4 receitas práticas e saborosas para o café da manhã

Nada melhor do que começar o dia com um bolo caseiro, leve e cheio de…

7 horas ago

Veja como os distúrbios respiratórios do sono podem prejudicar a saúde

Dormir bem é fundamental para manter o equilíbrio da saúde física e mental. No entanto,…

7 horas ago

Seleção brasileira de handebol é convocada para Mundial Feminino

A seleção brasileira feminina de handebol foi convocada nesta quinta-feira (6) para o Campeonato Mundial…

7 horas ago

This website uses cookies.