O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o governo federal espera aprovar o programa “Acredita Exportação” no Senado na semana que vem. Durante evento em São Paulo nesta quinta-feira, 22, o pessebista disse que a medida faz parte de uma série de ações para melhorar a produtividade e a competitividade industrial.
“A micro, pequena e média empresa receberá de volta 3% do valor exportado – crédito tributário. Isso estimula exportação”, explicou o vice-presidente. “A Itália é um bom exemplo: pequenas empresas exportam muito. No Brasil, exportam pouco.”
Alckmin também mencionou uma série de outras medidas nesse sentido. Entre elas, o “Portal Único” de comércio exterior que deve estar completo até o fim do ano, segundo ele – e reduzirá em R$ 40 bilhões o “custo Brasil”, em que um dia de carga parada no porto custa 0,8% do valor da carga.
“Lançamos a Nova Indústria Brasil (NIB), que está caminhando bem. Uma indústria mais inovadora – com TR para pesquisa, desenvolvimento e inovação. São R$ 80 bilhões, com apoio do BNDES, Embrapii, INPI”, continuou. “INPI, que levava 7 anos para registrar patentes, agora leva 4; ano que vem serão 2 anos – padrão internacional.”
Por: Estadão Conteúdo
O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou por unanimidade Marcelo da Cruz; sua…
Medalhista de prata nos Jogos de Paris-2024 e principal representante do surfe brasileiro feminino, Tatiana…
Morreu nesta quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro, Carlos Sebastião Prata, filho de Grande Otelo…
O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou nesta quarta, 20, o resultado de uma…
Por Caroline Aragaki, Eduardo Laguna e Francisco Carlos de Assis - 20/08/2025 18:36 A economista-chefe…
Comprar um imóvel é um dos passos mais importantes na vida de qualquer pessoa, por…
This website uses cookies.