Categories: Últimas Notícias

Na Paulista, deputado Sóstenes diz esperar ter votos para urgência da anistia


O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL) afirmou durante o ato bolsonarista na Avenida Paulista neste domingo, 6, que a legenda espera ter, até a quarta-feira, 9, as assinaturas necessárias para pautar o regime de urgência do projeto de lei da anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro.

“Com a ajuda (dos governadores) Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Wilson Lima (União Brasil) esperamos ter as 257 assinaturas necessárias. Aí, será pautado querendo ou não”, bradou Sóstenes, que discursou de cima do trio elétrico, de onde autoridades bolsonaristas discursam durante o ato.

A legenda alega, há semanas, que já tem as assinaturas necessárias para acelerar a tramitação do projeto de lei da anistia, considerado o “problema 01” do PL. O partido, inclusive, entrou em obstrução para tentar pressionar pela urgência – uma estratégia que é considerada por governistas como “esvaziada”.

Durante a semana, Sóstenes disse que mudou de estratégia para pautar o projeto – está indo atrás de rubricas individuais para levar o tema ao plenário sem necessidade de um acordo no colégio de líderes.

Neste domingo, 6, o líder sustentou que o PL vai publicar, nesta segunda, uma lista dos 162 deputados que já assinaram o requerimento, assim como os nomes dos parlamentares que estão “indecisos”.

O líder do PL ainda ironizou o ato contra a anistia realizado pela esquerda dias atrás, também na Avenida Paulista, indicando que os opositores colocaram “meia dúzia nas ruas contra algo que é justiça para os injustiçados”.

“Damos o recado que a direita está mais unida do que nunca. Bolsonaro reúne governadores para dizer: ‘2026 Bolsonaro de volta'”, afirmou Sóstenes.

De acordo o Placar da Anistia do Estadão, levantamento exclusivo para identificar como cada um dos deputados se posiciona sobre o tema, mais de um terço dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados apoia a anistia aos presos do 8 de Janeiro. Já são 197 votos a favor da anistia, segundo o levantamento, faltando 60 votos para atingir a maioria absoluta da Câmara.

‘Prerrogativa do Congresso’

O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse que a decisão sobre a anistia dos envolvidos nas invasões em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023 pertence ao Congresso Nacional. Ele discursou durante manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 6.

“A anistia, que está sendo vilipendiada por aqueles que não querem a reconciliação do País, é na verdade uma prerrogativa do Congresso brasileiro. Não pertence ao Supremo Tribunal Federal, não pertence ao presidente da República”, disse

Marinho criticou o Poder Judiciário em sua fala, mas também deu um tom conciliatório à pauta da anistia. “Precisamos normalizar o País, e essa normalização só se dará com anistia”, afirmou. Segundo ele, atos de anistia já ocorreram mais de 400 vezes na História brasileira.

Durante seu discurso, o senador ainda fez uma alusão à manifestação da esquerda que ocorreu uma semana antes no mesmo endereço, ironizando o quórum arregimentado pelas lideranças que apoiam o governo Lula.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Protestos pró-Palestina motivam reforço na segurança em etapa final da Volta a Espanha

A reta final da Volta da Espanha terá forte esquema de segurança depois de uma…

17 segundos ago

1ª Turma condena Almir Garnier a 24 anos, sendo 21 anos e 6 meses de reclusão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal fixou em 26 anos a pena para Almir…

1 minuto ago

1ª Turma condena Braga Netto a 26 anos, sendo 24 anos de reclusão e 2 meses de detenção

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou em 26 anos a pena para…

21 minutos ago

‘Ainda estamos longe de terminar’

O atacante Memphis Depay celebrou, nesta quinta-feira, o primeiro ano desde sua chegada ao Corinthians.…

29 minutos ago

O que leva à pacificação é o devido processo legal e aplicação da Constituição

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que o julgamento da ação…

30 minutos ago

Congresso vai votar a aprovação do projeto da isenção do IR, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta quinta-feira, 11, acreditar que o…

38 minutos ago

This website uses cookies.