Na Otan, Macron critica guerra comercial entre aliados e defende autonomia da Europa em defesa


O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou o compromisso europeu com a segurança, mas criticou o que chamou de contradição entre as exigências de Washington e as barreiras comerciais entre aliados. “Você não pode nos pedir para gastar mais com defesa enquanto temos uma guerra comercial entre nós”, afirmou nesta quarta-feira, 25, durante coletiva de imprensa na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Devemos retornar à regra número um: um ambiente calmo em termos comerciais. Isso significa que todas as tarifas e taxas que foram estabelecidas devem ser eliminadas”, acrescentou o francês em discurso exibido pelo canal France 24. Macron afirmou que a Europa “precisa pagar mais e ser mais responsável por sua própria segurança, por sua parte no esforço comum”, e citou que a França já dobrou os gastos com defesa.

Macron ainda defendeu maior autonomia estratégica e criticou a dependência militar de países de fora do continente. “Se você compra equipamentos dos Estados Unidos e há divergências geopolíticas, ficamos à mercê da aprovação deles. Com programas europeus, somos muito mais livres”, completou.

O presidente francês também comentou a interrupção da guerra entre Irã e Israel. “Temos um cessar-fogo. Ele é frágil e volátil. Temos que torcer para que dure”, afirmou. Ele disse que a avaliação dos danos ainda está em andamento e que discutirá o tema com o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, Macron também destacou que “nos próximos dias saberemos o que os Estados Unidos vão fazer sobre as sanções aos russos”.

Ao ser questionado sobre a relação com o presidente dos EUA, Donald Trump, respondeu que o tema da guerra comercial, especificamente, foi abordado diretamente entre os dois líderes. “Falei disso durante a cúpula, em público. Todos falamos disso.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Rosa CanaBrasil usa a ancestralidade para compor suas peças e adereços | ASN Goiás

Rosiméria Pimentel carrega no seu nome artístico, Rosa CanaBrasil, toda a sua ancestralidade e a…

9 horas ago

PCGO apreende armas e munições, em Cocalzinho, e procura por foragido – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Cocalzinho de Goiás…

12 horas ago

Prefeito Renato confirma Carnaval em Goianésia durante lançamento do Folia Goiás em Goiânia

Acontece nesta sexta-feira, 12, na Praça Cívica, em Goiânia, o lançamento oficial do projeto Folia…

12 horas ago

Bia Haddad cai na estreia e dupla de Stefani avança no WTA de Adelaide

As tenistas brasileiras Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani abriram a temporada 2026 nesta segunda-feira…

13 horas ago

Para fortalecer o turismo, começa instalação de 40 pontos de Wi-Fi público – Portal Goiás

Destinos turísticos goianos ganham conexão Wi-Fi gratuita: mais segurança, comunicação e desenvolvimento para o turismo…

13 horas ago

“A vida do bandido vai piorar”, afirma Daniel Vilela durante entrega de helicópteros policiais

Com investimento de R$ 135,2 milhões, o Governo de Goiás incorporou quatro helicópteros à estrutura…

13 horas ago

This website uses cookies.