O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou nesta quarta-feira, 13, que, no dia anterior, enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o para participar da COP-30. Ainda assim, o petista fez críticas ao líder americano por causa do tarifaço e das sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
“Vai ser a ‘COP da verdade’. Queremos cobrar dos governantes do mundo se eles acreditam ou não no que os cientistas falam. Que o mundo está passando por um gravíssimo problema”, disse o presidente. “Vão ter que dizer se acreditam ou não se teremos que tomar providências para que a temperatura no mundo aumente (até) 1,5°C.”
O petista também reiterou que, ainda nesta semana, pretende manter diálogo com líderes de países como África do Sul, Alemanha, França e México para construir uma reação conjunta a Trump. Para ele, a resposta precisa ser articulada e coordenada no cenário internacional, mas acompanhada de medidas internas.
“Não é correto, não é justo e não é honesto. Nunca pedi para o presidente de outro país gostar de mim ou não […] Só quero que ele me respeite como presidente do meu País”, disse Lula. “Estamos tentando negociar e não tem ninguém para conversar.”
A declaração de Lula sobre o convite para Trump participar da COP-30 ocorre em meio a críticas à conferência que será realizada em novembro, em Belém, no Pará. A crise dos altos preços de hospedagem ameaça o sucesso das negociações. O encontro multilateral pode perder força se o Brasil não garantir a participação das delegações de países menos desenvolvidos e ilhas, os mais afetados pelo aquecimento do planeta.
Além disso, a COP será realizada em um clima de hostilidade global, em meio a guerras, tarifas sobre exportações e a saída dos Estados Unidos de Donald Trump do Acordo de Paris, que completa dez anos em 2025.
Por: Estadão Conteúdo
Projeto, que terá início em 07 de fevereiro, financia blocos de rua, festas populares e…
Inscrições do ProBem estão abertas até dia 23 de janeiro. Programa beneficia estudantes cadastrados no…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Barro Alto, prendeu…
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, participou na tarde desta segunda-feira, 12, em Goiânia,…
Em agosto de 2025, o Senado aprovou três nomes para a diretoria colegiada da Agência…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 12, o uso do medicamento…
This website uses cookies.