Categories: Últimas Notícias

‘Mulher branca, bonita e rica incomoda’


A vereadora Cris Monteiro (Novo) afirmou nesta terça-feira, 29, durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de São Paulo, que “mulher branca, bonita e rica incomoda”. A declaração foi dirigida a sindicalistas que acompanhavam a votação do reajuste dos servidores municipais e gerou forte reação da plateia e de parlamentares.

Durante sua fala, Cris repreendeu a vereadora Luana Alves (PSOL), que tentava confrontá-la, e disse: “Por favor, Luana, calada. Pode me devolver o tempo. Eu escutei todos vocês calados (…) Agora, quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês”.

Ela completou dizendo que representa uma parcela da população que a elegeu e criticou os grevistas. “Eu não vou defender essas pessoas que deixam as nossas crianças na sala de aula fazendo greve.”

A vereadora Luana Alves, que é negra, classificou a fala como racista e pediu a suspensão da sessão. Segundo ela, Cris Monteiro teria direcionado suas palavras diretamente a ela enquanto discursava.

O áudio da transmissão oficial da sessão pela Rede Câmara, canal da Casa no YouTube, chegou a ser interrompido por alguns minutos, mas foi restabelecido em seguida. Após o retorno, a vereadora do Novo pediu desculpas.

“Lamento profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido com a minha fala, não foi minha intenção. Faço uso da tribuna, como qualquer parlamentar, para defender minhas ideias e falar o que penso”.

O presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), disse que a Casa “não permite racista” e mencionou o caso do ex-vereador Camilo Cristófaro (Avante), cassado em 2023 por fala racista. No entanto, após rever o vídeo da declaração de Cris, avaliou que não houve racismo.

“Nós vimos e revimos várias vezes o vídeo. Na nossa opinião, não houve racismo”, afirmou o presidente da Câmara. Segundo ele, a Corregedoria da Câmara acompanhará o caso. “Esse fato será analisado com sangue tranquilo, temperatura normal, pressão também”.

A vereadora do PSOL, no entanto, reforçou a acusação. Para ela e outros vereadores, se tratou de um ato de racismo evidente.

“A vereadora Cris irá responder na Corregedoria. Fico muito triste que uma cassação não tenha sido suficiente para aprenderem que não se pode desrespeitar a população negra nessa Câmara”, disse. Ela espera que o desfecho seja semelhante ao do caso Cristófaro.

Essa não foi a primeira polêmica envolvendo a vereadora Cris Monteiro. Em 2021, ela se envolveu em um episódio de agressão com a então vereadora Janaína Lima, à época também filiada ao Novo. Na ocasião, Cris afirmou esperar que Janaína fosse cassada.

Um relatório da Corregedoria da Câmara Municipal recomendou a suspensão das funções legislativas de ambas – Janaína e Cris – após a briga ocorrida no banheiro ao lado do Plenário, durante a votação da reforma da Previdência. No entanto, a ação disciplinar não avançou.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘Ninguém tem condições de se libertar dos combustíveis fósseis’, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que considera muito…

14 minutos ago

Lula segue para Kuala Lumpur, na Malásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decolou de Jacarta às 12h39 (pelo horário…

16 minutos ago

Lula diz que pode não sair acordo imediato de reunião com Trump na Malásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, dia 24, que não espera…

23 minutos ago

Lula diz que não haverá assunto vetado em reunião com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira, 24, no encerramento da…

24 minutos ago

Horóscopo semanal: previsão dos signos de 27 de outubro a 02 de novembro de 2025

O Sol em Escorpião estará em quadratura com Plutão, indicando que a vontade de transformação…

28 minutos ago

Chefe de Estado não está aí para matar pessoas, diz Lula sobre ataques de Trump ao tráfico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu às ações e declarações recentes do…

33 minutos ago

This website uses cookies.