Mudança do nome da EBSERH é orientação de Lula, diz Padilha


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a proposta de mudança do nome da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é uma “orientação” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que o governo faz uma análise jurídica sobre a operação.

As declarações ocorreram após uma visita de Lula ao Hospital Universitário de Brasília (HUB) neste sábado para acompanhar um dia de mutirão de atendimentos médicos à população realizado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, Lula defendeu a mudança do nome da EBSERH para uma palavra “mais digerível” e “popular”.

“É uma orientação dele”, afirmou Padilha, ao se referir ao presidente da República. Segundo o ministro, o objetivo é “mostrar a força” da EBSERH, que ele descreveu como a maior rede pública de hospitais do sul global.

Padilha também afirmou que o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente da EBSERH, Arthur Chioro, estão “analisando juridicamente” como fazer a alteração, uma vez que esse nome já constava na Medida Provisória de 2010 que instituía a empresa e foi consolidado em lei.

Durante o evento, Lula chegou a sugerir, em tom de brincadeira, que o nome da EBSERH passe a ser “Minhocão”. No entanto, ao Broadcast Político, Chioro disse que ainda não há a previsão de um novo nome.

Nascida em 2011 como uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, a EBSERH tem como finalidade a gerência de 45 hospitais universitários federais.

Neste sábado, a empresa promove a “EBSERH em Ação – Agora Tem Especialistas”, com a realização de 29 mil procedimentos no Brasil, entre eles 22.700 exames, 4.500 consultas e 1.900 cirurgias eletivas, em especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Flavio Alves Mendonça (Cosquinha), ocorrido nesta terça-feira,…

15 minutos ago

PCGO prende homem condenado a 16 anos de prisão por estuprar enteada em Luziânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao…

42 minutos ago

Utilidade Pública: Procura-se por cachorro que desapareceu na região central de Goianésia

A imagem da foto é o Sansão, um cachorro idoso que desapareceu nas imediações da…

53 minutos ago

Beca Cristina é a convidada desta quarta no Vibe Podcast

O Vibe Podcast recebe nesta quarta-feira (5) a influenciadora, maquiadora e gestora de marketing Beca…

2 horas ago

Buscando a liderança do Brasileiro, Flamengo enfrenta o São Paulo

O Flamengo visita o São Paulo, na noite desta quarta-feira (5) no estádio da Vila…

4 horas ago

This website uses cookies.