MP-SP pede prisão para dono da Ultrafarma por não pagar fiança de R$ 25 milhões


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a prisão empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, por não pagar a fiança de R$ 25 milhões imposta pela Justiça ao conceder regime de prisão domiciliar a ele.

O juiz Paulo Fernando Deroma de Mello, da 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de São Paulo, já havia alertado, em decisão na segunda-feira, 18, que o não recolhimento da fiança “acarretará o imediato retorno ao cárcere do investigado”.

Oliveira ficou preso na Operação Ícaro – investigação sobre propinas bilionárias na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo em troca da restituição de ICMS.

A defesa contesta o valor arbitrado. Os advogados do dono da Ultrafarma alegam que ele não tem capacidade financeira para cumprir com a exigência.

Até o momento, o juiz Paulo Fernando Deroma de Mello foi irredutível. O magistrado afirma que a quantia foi definida com base no “altíssimo poder econômico” do executivo, na “gravidade” das suspeitas e no “provável prejuízo aos cofres públicos”.

“O estabelecimento da fiança foi plenamente justificado na gravidade concreta, na conduta, em tese, praticada pelo investigado, na enorme quantia envolvida, na complexidade da alegada associação criminosa, em tese, integrada pelo investigado e demais argumentos ressaltados na decisão”, escreveu o magistrado.

Prisão de fiscal

Nesta quinta-feira, 21, a prisão temporária do fiscal Artur Gomes da Silva Neto, apontado como o “cabeça” do esquema de corrupção na Secretaria da Fazenda, foi convertida em preventiva (sem prazo para terminar).

O fiscal pediu exoneração para solicitar à Justiça a revogação de sua prisão, alegando que fora do cargo em definitivo ele não oferece risco ao inquérito. Os advogados também juntaram ao processo um laudo com diagnóstico de depressão.

O juiz Paulo Fernando Deroma de Mello afirma em sua decisão que “há prova da prática criminosa e indícios suficientes de autoria delitiva em desfavor do investigado, caracterizando-se o requisito objetivo da custódia cautelar”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Lula brinca sobre boato de ter sido substituído por clone: ‘Sou o quinto’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou uma teoria conspiratória sobre sua saúde…

49 segundos ago

Mais de 350 pinguins são encontrados mortos em menos de 5 dias no litoral de SP

O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) divulgou ter encontrado mais de 350 pinguins mortos na…

5 minutos ago

Gilmar Mendes vota pela liberdade de Robinho em julgamento no STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela liberdade de Robinho nesta…

8 minutos ago

8 curiosidades sobre a mulher do signo de Virgem

A mulher do signo de Virgem se destaca pela inteligência e pelo senso prático, mantendo…

22 minutos ago

Primeiro-ministro diz que Canadá não igualará tarifas dos EUA sobre aço e alumínio agora

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que não pretende igualar as tarifas do Canadá…

26 minutos ago

Ouro fecha em alta e sobe na semana com maiores expectativas de corte de juros pelo Fed

O contrato mais líquido do ouro fechou em alta nesta sexta-feira, 22, com maiores expectativas…

34 minutos ago

This website uses cookies.