O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Procuradoria da Itália assinaram nesta quarta-feira, 25, um acordo de cooperação para a criação de equipes de investigação conjuntas contra máfias e facções criminosas nos dois países.
A parceria é inédita e prevê cooperação contínua e permanente entre o Ministério Público paulista e a Procuradoria Nacional Antimáfia e Antiterrorismo da Itália.
Nos últimos anos, investigações nos dois países detectaram elos entre a máfia ‘Ndrangheta, da Calábria, e o Primeiro Comando da Capital (PCC). Na Operação Eureka, à qual o Estadão teve acesso, foi revelada a ligação entre o tráfico de armas que abastece o PCC com o mercado ilegal de drogas na Europa.
A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença de Giovanni Melillo, chefe da Procuradoria Nacional Antimáfia da Itália, e Barbara Sargenti, vice-procuradora do grupo. Durante a reunião, Melillo ressaltou a importância de canais de “comunicação contínua” entre os dois países.
Também estiveram presentes os promotores Lincoln Gakiya e Fábio Bechara, representantes do Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado), braço do MP-SP especializado em investigações sobre organizações criminosas. “O dia de hoje é um dia de festa para o Ministério Público. O crescimento das máfias, inclusive no Brasil, nos preocupa há muitos anos”, disse Gakiya.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia de Anápolis…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao…
Após conquistar oito medalhas nas disputas de simples (individual), a delegação brasileira de tênis de mesa…
O tofu, também conhecido como queijo de soja, é um ingrediente que tem conquistado cada…
A seleção brasileira jogou mal e empatou com a Tunísia por 1 a 1, no…
This website uses cookies.