Motta diz que Tarcísio tem interesse pela anistia, mas não há definição sobre o tema


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que ainda não há definição sobre a possibilidade de pautar o projeto que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As declarações ocorreram na manhã desta quinta-feira, 4, na semana em que teve início o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

No fim da quarta-feira, 3, Motta teve um encontro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em Brasília. Aliado de Bolsonaro, Tarcísio tem persuadido parlamentares em favor da anistia. “Nós estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta. Não há ainda nenhuma definição”, disse Motta, ao ser questionado por jornalistas sobre a possibilidade de votação da anistia. “Estamos sempre ouvindo o colégio de líderes nessas pautas”, acrescentou.

O presidente da Câmara também comentou a reunião que teve com Tarcísio. “O governador é um querido amigo, é do nosso partido, nós temos dialogado sempre. Não tem nenhuma novidade com relação a isso”. Questionado se conversaram sobre a anistia, Motta respondeu: “O governador tem um interesse de que se paute a anistia, isso é público. E nós estamos ouvindo a todos. Estamos ouvindo os líderes que têm interesse e aqueles também que não têm interesse”.

Conforme mostrou o Estadão/Broadcast durante a semana, Motta admitiu que aumentou o número de líderes partidários que estão pedindo a anistia. A temperatura foi medida em uma reunião com os líderes na última terça-feira, 2.

A oposição pressiona para que Motta paute pelo menos a urgência na próxima semana e realize a votação do mérito na semana do dia 15. Nesta manhã, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante(RJ), afirmou ter uma reunião marcada com o presidente da Casa para tratar sobre o tema. O bloco sustenta que Bolsonaro tem sido vítima de perseguição política.

Governistas, porém, argumentam que o projeto é inconstitucional e que a votação pode representar um novo conflito entre o Congresso Nacional e o STF.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/12/2025

Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…

5 horas ago

Flamengo goleia Grêmio e conquista Copinha Feminina

O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…

7 horas ago

Colisão frontal entre dois carros deixa 5 feridos na saída oeste de Goianésia

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…

7 horas ago

Ação conjunta da CPE recaptura quatro foragidos em menos de 24 horas

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…

10 horas ago

Empresas de Caldas Novas e de Catalão recebem Selo Alimento Confiável

Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…

11 horas ago

Porto anuncia contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva

O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…

14 horas ago

This website uses cookies.