Categories: Últimas Notícias

Motta diz que ‘ninguém decide sozinho’ e deve levar projeto de anistia a líderes


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira, 15, que “democracia é discutir com o Colégio de Líderes as pautas que devem avançar”. A declaração foi feita um dia depois de a oposição protocolar requerimento de urgência ao projeto de lei que anistia os golpistas de 8 de Janeiro.

“Em uma democracia, ninguém tem o direito de decidir nada sozinho. É preciso também ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando no que cada pauta significa para as instituições e para toda a população brasileira”, disse Motta no X (antigo Twitter).

Nesta segunda-feira, 14, o líder do PL da Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou um requerimento com a assinatura de 262 deputados para a tramitação da proposta em regime de urgência. A pauta tem sido a principal bandeira defendida pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo próprio ex-chefe do Executivo, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Apesar de ter o número suficiente de apoiadores para pedir a urgência, que, caso aprovada, livra o projeto de ser analisado por comissões e poderá ir direto à votação no plenário, cabe a Motta a decisão de pautar o requerimento para votação.

Na campanha pela presidência, Motta prometeu a líderes que deixaria de votar corriqueiramente esse tipo de requerimento, como fazia seu antecessor, para valorizar o trabalho das comissões.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o deputado viajou para o exterior com a família e autorizou que os deputados votem remotamente, o que deve esvaziar Brasília nesta semana. A tendência é que a discussão volte a ganhar força somente depois do feriado de Páscoa, quando ele retornar ao Brasil, com previsão para o próximo domingo, 20.

As assinaturas no requerimento protocolado pelo líder do PL não significam necessariamente apoio ao mérito do projeto, somente ao pedido para que ele tramite de forma excepcional na Casa. Dados do Placar da Anistia, feito pelo Estadão, mostra que 204 dos 513 parlamentares da Câmara defendem abertamente o perdão aos golpistas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Inflação ao consumidor na Argentina sobe 1,9% entre julho e agosto

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Argentina teve alta…

18 minutos ago

Câmara aprova urgência de PL para empresas de app concederem vale-alimentação a entregadores

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 10, um requerimento de regime de urgência para…

26 minutos ago

Petrobras vai destinar R$ 21 milhões a projetos de combate à crise climática em SP e RS

A Petrobras lançou nesta quarta-feira, 10, um edital para investimento de R$ 21 milhões em…

34 minutos ago

9 mitos e verdades sobre a creatina

Muitas notícias têm sido veiculadas sobre suplementação, com ênfase no uso da creatina para ganho…

41 minutos ago

CEO da Oracle ultrapassa Elon Musk e se torna a pessoa mais rica do mundo

o presidente da Oracle, Larry Ellison, ultrapassou o CEO da Tesla, Elon Musk, tornando-se a…

54 minutos ago

Ministros oscilam entre atenção e cansaço com voto de mais de 8h de Fux; leia bastidor

Às 17h46 da tarde desta quarta-feira, 10, o ministro Alexandre de Moraes bocejou longamente. Ciente…

57 minutos ago

This website uses cookies.