Motta defende voto distrital misto para ‘evitar eleição de representantes do crime organizado’


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Casa vai enfrentar a discussão da mudança do sistema eleitoral para 2030 e defendeu o voto distrital misto como ferramenta de combate à eleição de representantes do crime organizado na política. As declarações ocorreram nesta sexta-feira, 31, à emissora GloboNews.

“Essa é uma pauta que eu irei colocar na ordem do dia a partir de agora. Esperei passar a data que daria o princípio da anualidade para a eleição de 2026, justamente para dizer que nós não queremos mudar esse sistema para a próxima eleição. Nós já vimos que isso não dá certo no Parlamento. Nenhum parlamentar gosta de mudar o sistema eleitoral pelo qual ele se elegeu”, declarou.

Motta continuou: “Mas eu penso que é plenamente possível, para as eleições de 2030, nós estudarmos a mudança do sistema eleitoral. Por quê? Porque se não nós vamos ter parlamentares sendo eleitos pelo crime organizado”.

De acordo com o presidente da Câmara, parlamentares têm defendido o modelo do voto distrital misto para as eleições proporcionais. Nesse formato, haveria um sistema híbrido que levaria em conta uma divisão geográfica de distritos, e cada distrito teria os seus candidatos para disputar o Legislativo.

“Para evitar essa entrada mais forte do crime organizado na política, e consequentemente nos Poderes de decisão do País, nós precisamos discutir essa mudança no sistema eleitoral. E o que está se desenhando entre os principais partidos da Casa, entre muitos parlamentares que nós temos conversado, com a própria sociedade civil organizada, é podermos avançar para um sistema eleitoral que traga o voto distrital misto”, disse.

“Que a gente tenha condições de poder fazer a divisão de distritos, termos também o voto em lista e com isso podermos ter a política sendo preservada desse financiamento proveniente de atividades ilícitas, como hoje é o crime organizado”, acrescentou.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nasa desmente Kim Kardashian

Kim Kardashian expressou dúvidas sobre a veracidade da missão da Nasa à Lua em 1969,…

3 minutos ago

De olho no Carnaval! Fundo de Arte e Cultura abre novo edital – Portal Goiás

Interessados podem se inscrever até o dia 14 de novembro para participar do certame “Manifestações…

5 minutos ago

fenômeno deve se fortalecer em novembro no Brasil

O mês de novembro será marcado pelo fortalecimento do fenômeno La Niña, que deve favorecer…

7 minutos ago

Governo federal publica edital de R$ 200 mi para retomada de obras da ferrovia Transnordestina

O governo federal lançou, nesta sexta-feira, 31, o edital para a retomada das obras da…

8 minutos ago

Técnico do Lyon desconversa sobre proposta de empréstimo ao Real Madrid por Endrick

O interesse do Lyon em Endrick movimenta o debate no clube francês. Na mesma semana…

10 minutos ago

Ex-deputada Jaqueline Roriz é condenada, mas não cumprirá pena por prescrição

A juíza Rejane Zenir Jungblut Suxberger, da 1ª Zona Eleitoral de Brasília, condenou nesta quarta-feira,…

11 minutos ago

This website uses cookies.