Categories: Últimas Notícias

Motta defende sensibilidade para corrigir exagero com quem não merece punição


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou defender “sensibilidade” com relação a eventual “exagero” nas punições aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, ao comentar as manifestações lideradas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no domingo, 6.

As declarações ocorreram na manhã desta segunda-feira, 7, durante evento sobre o atual cenário político brasileiro, realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“Eu ainda não falei desde o dia de ontem, de público, sobre as manifestações. Primeiro, dizer que eu sou um amante da democracia e acho que toda e qualquer manifestação de qualquer partido é válida, para defender qualquer pauta dentro do Congresso. Não cabe ao presidente ser censor de pauta”, afirmou Motta.

O parlamentar continuou: “Cada partido defende aquilo que entende ser importante. Não há um tema mais ou menos relevante que a Casa não tenha que se debruçar e enfrentar ao ser trazido por um partido político”.

Motta também afirmou que a obstrução movida pelo partido de Bolsonaro na Câmara é “regimental”, mas disse defender a pacificação política. “A própria obstrução também é regimental, nós temos que respeitar, é um instrumento do legislativo. E, de certa forma, o que penso que temos que ter para este momento que o Brasil vive é defender a pacificação nacional. O Brasil precisa dessa pacificação”, declarou.

Ele prosseguiu: “Não é desequilibrando, não é aumentando a crise, que vamos resolver o problema. Não é distanciando as instituições que nós vamos encontrar a saída para este momento delicado e difícil que o Brasil enfrenta”.

Na sequência, mencionou o que chamou de “sensibilidade” aos presos pelos atos golpistas. “Então, eu defendo dois pontos para que a gente possa tentar vencer essa agenda. Primeiro, a sensibilidade para corrigir algum exagero que venha acontecendo com relação a quem não merece receber uma punição. Acho que essa sensibilidade é necessária, ela toca todos nós”, afirmou.

Ele continuou: “E (defendo) a responsabilidade de, na solução desse problema, não aumentarmos uma crise institucional que nós estamos vivendo. É por isso que eu conduzirei este tema com a serenidade que ele requer”.

Estavam presentes no evento integrantes do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), como os secretários Gilberto Kassab (Relações Institucionais), Samuel Kinoshita (Fazenda) e Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos). Também compareceram o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), e o deputado Danilo Forte (União-CE).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ações de saúde receberam quase R$ 1 bilhão do Fundo Rio Doce em 2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta quinta-feira (5) que repassou,…

3 horas ago

Morador de Goianésia é encontrado após desaparecimento em Cajazeiras, na Paraíba

O morador de Goianésia (GO), Jahmes Henrique, que estava desaparecido desde a noite da última…

5 horas ago

Sebrae e Senai Goiás comemoram resultados positivos do Programa Brasil Mais Produtivo | ASN Goiás

Encontro Operacional Brasil Mais Produtivo, no auditório João Bennio, da Fieg (Fotos: Edmar Welligton) O…

6 horas ago

Urgente: Morador de Goianésia desaparece durante viagem de trabalho em Cajazeiras, na Paraíba

Um caso de desaparecimento de pessoa mobiliza familiares e autoridades desde a noite desta terça-feira,…

11 horas ago

Queda de árvore atinge veículo e mobiliza Corpo de Bombeiros de Goianésia

Uma ocorrência envolvendo a queda de uma árvore sobre um veículo de passeio foi registrada…

12 horas ago

prazo para credenciamento termina dia 19 – Portal Goiás

Promotora do evento, Dorna Sports, reforça que não haverá prorrogação do prazo (Foto: Divulgação) O…

12 horas ago

This website uses cookies.