Morre Roberto Duailibi, fundador da agência de publicidade DPZ


Por Redação O Estado de S. Paulo – 19/07/2025 07:52

O publicitário e escritor Roberto Duailibi, um dos nomes mais importantes da história da publicidade no Brasil, morreu nesta sexta-feira, 18. Era o “D” da agência DPZ, que fundou em 1968 ao lado dos sócios Francesc Petit (1934-2013) e José Zaragoza (1930-2017). O velório ocorre neste sábado, 19, no Cemitério do Morumbi, das 9h às 16h.

Filho de libanês e brasileira, Roberto Duailibi nasceu em 8 de outubro de 1935, em Campo Grande (MS). Mudou-se para São Paulo aos 12 anos para se tornar um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira. Coincidentemente, seu trabalho com anunciantes começou em 1952, mesmo ano da chegada dos espanhóis Petit (nascido em Barcelona) e Zaragoza (nascido em Alicante) ao Brasil.

Duailibi iniciou sua carreira na Colgate-Palmolive e, antes de formar a DPZ, atuou nas agências CIN, McCann-Erickson, J. Walter Thompson e Standard.

O embrião da DPZ foi o estúdio de design gráfico Metro3, que Zaragoza e Petit fundaram em 1962 com o produtor gráfico Ronald Persichetti. Duailibi já colaborava para o estúdio como freelancer, enquanto gerenciava o escritório paulista da Standard, então a maior agência do País.

Os sócios da DPZ – incluindo Persichetti, que deixaria a sociedade cerca de quatro anos depois, segundo o site da agência – escolheram o dia 1º de julho de 1968 como o início oficial das atividades da agência. A DPZ começou a funcionar em uma casa na Alameda Casa Branca, em São Paulo, com 11 funcionários e dois clientes, Fotoptica e Borda do Campo (revendedora Ford).

Entre os feitos dos primeiros anos da agência, está a conquista do primeiro Leão de Ouro para o Brasil, em 1975. “Numa época em que não se falava em etarismo e ganhar Ouro no Festival da Sawa em Cannes (atual Cannes Lions) era papo restrito a europeus e norte-americanos, a DPZ conseguiu fazer história”, destaca, em seu site. “A agência mudou o referencial geográfico de Cannes. O prêmio é do filme Homem com mais de 40 anos, criado para o Conselho Nacional de Propaganda, sobre a importância de contratar pessoas acima de 40 anos.”

Em meados de 1978, a agência criou o Garoto Bombril, lançado e imortalizado por Carlos Moreno, com uma campanha que entrou para o Guinness Book, em 1994, por ter o garoto-propaganda, que ficou mais tempo no ar (com o mesmo ator) na história da publicidade mundial.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Atlético-MG acalma bastidor com classificação

Vaiado pela torcida do Atlético-MG antes do duelo decisivo contra o Bucaramanga pelos playoffs da…

1 minuto ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Leônidas Rodrigues da Silva, ocorrido nesta quinta-feira,…

2 minutos ago

Homem é preso em flagrante após agredir tio e furtar celular da avó para pagar dívida com traficantes em Goianésia

Na noite desta quinta-feira, 24, um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após…

17 minutos ago

‘Diminui você e o Santos’

Mesmo após o pedido de desculpas público de Neymar, a Torcida Jovem do Santos se…

17 minutos ago

Prefeitura do Rio instala placas em homenagem à cantora

Na noite desta quinta-feira, 24, a Prefeitura do Rio de Janeiro instalou placas na região…

34 minutos ago

Resiliência de Trump é impulsionada por visão melhorada da economia, diz pesquisa do ‘WSJ’

A posição política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está mostrando uma resiliência notável,…

39 minutos ago

This website uses cookies.