Morre Roberto Duailibi, fundador da agência de publicidade DPZ


Por Redação O Estado de S. Paulo – 19/07/2025 07:52

O publicitário e escritor Roberto Duailibi, um dos nomes mais importantes da história da publicidade no Brasil, morreu nesta sexta-feira, 18. Era o “D” da agência DPZ, que fundou em 1968 ao lado dos sócios Francesc Petit (1934-2013) e José Zaragoza (1930-2017). O velório ocorre neste sábado, 19, no Cemitério do Morumbi, das 9h às 16h.

Filho de libanês e brasileira, Roberto Duailibi nasceu em 8 de outubro de 1935, em Campo Grande (MS). Mudou-se para São Paulo aos 12 anos para se tornar um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira. Coincidentemente, seu trabalho com anunciantes começou em 1952, mesmo ano da chegada dos espanhóis Petit (nascido em Barcelona) e Zaragoza (nascido em Alicante) ao Brasil.

Duailibi iniciou sua carreira na Colgate-Palmolive e, antes de formar a DPZ, atuou nas agências CIN, McCann-Erickson, J. Walter Thompson e Standard.

O embrião da DPZ foi o estúdio de design gráfico Metro3, que Zaragoza e Petit fundaram em 1962 com o produtor gráfico Ronald Persichetti. Duailibi já colaborava para o estúdio como freelancer, enquanto gerenciava o escritório paulista da Standard, então a maior agência do País.

Os sócios da DPZ – incluindo Persichetti, que deixaria a sociedade cerca de quatro anos depois, segundo o site da agência – escolheram o dia 1º de julho de 1968 como o início oficial das atividades da agência. A DPZ começou a funcionar em uma casa na Alameda Casa Branca, em São Paulo, com 11 funcionários e dois clientes, Fotoptica e Borda do Campo (revendedora Ford).

Entre os feitos dos primeiros anos da agência, está a conquista do primeiro Leão de Ouro para o Brasil, em 1975. “Numa época em que não se falava em etarismo e ganhar Ouro no Festival da Sawa em Cannes (atual Cannes Lions) era papo restrito a europeus e norte-americanos, a DPZ conseguiu fazer história”, destaca, em seu site. “A agência mudou o referencial geográfico de Cannes. O prêmio é do filme Homem com mais de 40 anos, criado para o Conselho Nacional de Propaganda, sobre a importância de contratar pessoas acima de 40 anos.”

Em meados de 1978, a agência criou o Garoto Bombril, lançado e imortalizado por Carlos Moreno, com uma campanha que entrou para o Guinness Book, em 1994, por ter o garoto-propaganda, que ficou mais tempo no ar (com o mesmo ator) na história da publicidade mundial.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Motorista é preso por dirigir embriagado e colidir com veículo contra portão

Um homem, que não teve sua identidade revelada pela polícia, foi preso em flagrante nesta…

16 minutos ago

Acidente de moto deixa jovem ferido no sul de Goianésia

Um acidente de trânsito envolvendo a queda de uma motocicleta mobilizou o Corpo de Bombeiros…

2 horas ago

Horóscopo semanal: previsões para os signos de 22 a 28 de dezembro de 2025

Nesta semana, o Sol seguirá em conjunção com Marte e Vênus e entrará no signo…

3 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 19/12/2025

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros tenderá a influenciar cada nativo de forma particular, trazendo…

9 horas ago

Internacional anuncia a contratação do uruguaio Paulo Pezzolano

O Internacional anunciou nesta quinta-feira (18) a contratação do técnico uruguaio Paulo Pezzolano. “O profissional…

11 horas ago

Conmebol anuncia datas e horários da Recopa Sul-Americana

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta quinta-feira (18) as datas e horários da…

13 horas ago

This website uses cookies.